Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 21:55

    Imprimir


A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou neste domingo a detenção de 11 imigrantes cubanos em uma ilha porto-riquenha desabitada entre os países de República Dominicana e Porto Rico.

O porta-voz da Guarda Costeira em Porto Rico, Eric Willis, assinalou que as prisões foram efetuadas por oficais do Departamento de Recursos Naturais americano, logo após o desembarque dos imigrantes na Ilha de Mona. Os detidos são seis homens, três mulheres e dois menores de idade.

Uma embarcação da Guarda Costeira recolheu os cubanos e os transportou à sede da Patrulha de Fronteiras dos Estados Unidos localizada em Aguadilla, povoado localizado na costa oeste da ilha principal de Porto Rico. Um dos cubanos se queixou de pedra nos rins e foi encaminhado para atendimento médico.

Os cubanos foram interrogados na tarde de domingo. Aionda não está claro se eles soliciataram asilo político, informou Willis. Uma lei federal de 1966 permite a todo cubano pedir asilo em terras americanas e solicitar residência legal naquele país depois de um ano.

Desde 1º de outubro do ano passado, aproximadamente 3 mil imigrantes, a maioria de dominicanos, foram presos na tentativa de chegar a Porto Rico (que é um território americano) por meio do canal da Mona, margeado pela ilha. No ano anterior, foram detidos 8.404 imigrantes ilegais, e 110 morreram na tentativa de cruzar o canal. Segundo a Guarda Costeira, em 2005 outros 28 imigrantes perderam a vida.

Em anos recentes, contrabandistas transportaram imigrantes cubanos da República Dominicana até a ilha de Mona, como escala até Porto Rico.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349322/visualizar/