Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 13:30
Por: Liésio Pereira

    Imprimir


São Paulo - O 2º Leilão de Energia de Empreendimentos Existentes, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), teve início com o teto estabelecido pelo governo de R$ 99,00 o MW/hora para 2008 e de R$ 104,00 o MW/hora para 2009.

Ao contrário dos demais leilões, as empresas vendedoras dão os lances abaixo do valor inicial. O governo determina um preço reserva, que é sigiloso e, enquanto o custo não atingir essa meta estabelecida, o leilão não se encerra.

O número de empresas compradoras de energia caiu de 34 para 33. Entre as vendedoras, houve a desistência da Companhia Nacional de Energia (CNE), mas o número manteve-se em 15 empresas porque a Celpa (Centrais Elétricas do Pará), que até ontem era compradora, entrou com liminar para vender energia também.

A energia de empreendimentos existentes é conhecida como "energia velha", termo criado pelo governo para se referir à energia elétrica gerada por usinas brasileiras que já operam. A "energia nova", ao contrário, é aquela que será gerada pelas usinas recentemente construídas ou em construção, que deverão vender mais caro. Com o leilão, as usinas antigas podem vender energia elétrica mais barata que as novas, diminuindo o custo para o consumidor.

O leilão é totalmente sigiloso, com cada equipe das 15 empresas compradoras instalada em salas isoladas. Já as compradoras não precisam enviar representantes, porque já declararam suas demandas. Elas acompanham o andamento do leilão pelos boletins eletrônicos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349458/visualizar/