Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 12:58

    Imprimir


A Jordânia finalizou um acordo com Israel para garantir a libertação da maioria dos 18 jordanianos presos em cadeias israelenses por apoiar o levante palestino, informou o Ministério das Relações Exteriores no sábado.

Um porta-voz do ministério disse que o acordo, que deve libertar quase todos os 18 prisioneiros jordanianos, com a exceção de quatro, estava nos estágios finais de negociação depois que as autoridades israelenses, incluindo o Ministério da Justiça, sancionaram a libertação.

"Esperamos que esta semana a maioria dos 18 prisioneiros jordanianos seja solta por Israel depois que várias autoridades aprovaram a medida. Agora, só resta apresentar o acordo ao gabinete israelense", disse à Reuters Rajab Suqeiri, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Jordânia.

Suqeiri disse que Israel não deveria libertar quatro jordanianos que foram presos antes do acordo de paz entre Jordânia e Israel, firmado em 1994, e que cumprem prisão perpétua por terem cometido ataques mortíferos contra israelenses.

"Israel ainda está relutante em soltar os envolvidos na morte de israelenses", disse Suqeiri.

Desde o início do levante palestino, em 2000, vários jordanianos deixaram o país para juntar-se a grupos militantes palestinos no combate à ocupação israelense da Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Muitos jordanianos são de origem palestina.

Diplomatas dizem que a provável libertação dos prisioneiros seria um gesto por parte de Israel depois que a Jordânia mandou de volta seu enviado para Tel Aviv em fevereiro pela primeira vez em quatro anos, em meio a esperanças renovadas de paz no Oriente Médio.

A Jordânia havia retirado seu enviado em 2000, depois do início do levante palestino.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349464/visualizar/