Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 11:27
Por: Valtemir Rodrigues

    Imprimir


Brasília - A melhoria da qualidade de vida dos moradores de assentamentos e de favelas será discutida a partir de segunda-feira (4), em Nairóbi, no Quênia, durante a realização da 20ª Sessão do Conselho de Administração do HABITAT-ONU (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). Os debates prosseguem até sexta-feira (8), com a participação do ministro das cidades, Olívio Dutra.

No encontro, o representante do governo brasileio vai mostrar o que o país tem feito para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio, com investimentos direcionados principalmente para a melhoria do saneamento ambiental e da infra-estrutura de assentamentos onde vivem famílias de baixa renda.

Segundo o ministro, o governo Lula tem feito investimentos consideráveis em saneamento básico. "Nós investimos nestes dois anos de governo 14 vezes mais do que se investiu na década passada. Também investimos 35% a mais em moradia". Ele lembra, ainda, que os recursos aplicados beneficiam, principalmente, famílias com menos de cinco salários mínimos, segmento que concentra 94% do déficit habitacional brasileiro.

Durante o encontro em Nairóbi, o ministro informou que vai defender também a necessidade de se reexaminarem as condições para que financiamentos internacionais sejam considerados investimentos nacionais, e não dívidas, para efeito dos cálculos de risco feitos pelas instituições multilaterais para a concessão de novos empréstimos. No Fórum Urbano Mundial, ocorrido em setembro do ano passado em Barcelona (Espanha), Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Canadá firmaram uma posição em relação a esse assunto.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349485/visualizar/