Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 22:55

    Imprimir


O rei Harald da Noruega submeteu-se a uma "bem sucedida" cardíaca nesta sexta-feira em um hospital de Oslo, informaram médicos, que alertaram que o monarca de 68 anos deverá reduzir a carga de trabalho nos próximos meses.

A cirurgia, descrita como relativamente rotineira, levou mais de três horas e teve como objetivo de desobstruir uma válvula entre o coração do rei e sua aorta, que se não fosse tratada poderia causar insuficiência cardíaca, segundo os médicos.

"O rei se recuperará totalmente. Mas nós temos que lembrar que ele se submeteu a duas grandes cirurgias em pouco mais de um ano e que ele se aproxima da idade de se aposentar", disse a jornalistas o médico pessoal do rei, Halfdan Ihlen.

"O rei e a rainha têm uma carga de trabalho muito grande para pessoas de sua idade. Seria bom para eles reduzirem sua agenda no futuro", disse Ihlen.

O soberano, que foi um fumante inveterado, precisará de dois meses para se recuperar da cirurgia. Durante este prazo, seu filho, o príncipe-herdeiro Haakon, de 31 anos, assumirá as funções do pai.

Esta foi a segunda cirurgia importante a que se submeteu o rei Harald no último ano e meio, após uma operação para retirada de um câncer de bexiga, em dezembro de 2003, que o forçou a se afastar de suas funções reais durante quase quatro meses.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349564/visualizar/