Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 19:51
Por: Natuza Nery

    Imprimir


Uma das principais mudanças na Igreja Católica durante o pontificado de João Paulo 2o foi ter conseguido se relacionar com a mídia de forma mais aberta e próxima, apontou dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico de Roma no Brasil, nesta sexta-feira.

"Esse papa foi quem deu a mudança (da relação da Igreja Católica com a mídia). Ele mesmo era um homem midiático. Utilizou os meios de comunicação de maneira muito importante", afirmou dom Lorenzo, embaixador do papa no país, em coletiva de imprensa convocada por ele para falar da saúde do pontífice.

Dom Lorenzo fez questão de dizer que todas as informações publicadas na imprensa sobre a morte do papa foram desmentidas pelo Vaticano, de acordo com boletim recebido pelo núncio às 16h30 (horário de Brasília). Ele ponderou que João Paulo 2o pode continuar vivo por apenas alguns "minutos, horas ou talvez mais".

"Não sabemos ainda com exatidão qual é o processo final que explica melhor as notícias publicadas nos últimos momentos concernentes à morte de João Paulo 2o."

Dom Lorenzo fez questão de ressaltar a proximidade do líder dos católicos com os meios de comunicação como uma de suas principais características ao longo dos 26 anos de papado. Ele defendeu que a marca de homem midiático permitiu que ganhasse no mundo uma popularidade inédita nunca vista pela Igreja Católica.

"Ele manifestou sua presença e seu modo de fazer de forma muito natural (na mídia). Jornalistas tiveram oportunidade de se aproximar dele facilmente. Ele fez questão de aparecer na janela até o último momento que ele podia", acrescentou.

Dom Lorenzo Baldisseri, que tem recebido informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2o via intranet do Vaticano, afirmou que rezará uma missa na Catedral de Brasília após o anúncio oficial de seu falecimento.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349600/visualizar/