Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 14:23
Por: Shirley Prestes

    Imprimir


Porto Alegre - Até o final deste ano, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome deverá estar implantado em todo o território nacional, "garantindo recursos próprios para a assistência social, por intermédio de política pública específica para o setor, de forma transparente e clara".

A informação foi dada pelo secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, durante o 1º Fórum Estadual do Suas, que teve o objetivo de apresentar o sistema às prefeituras gaúchas. O evento reuniu mais de 800 pessoas, entre prefeitos, secretários e gestores municipais, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS).

De acordo com Oliveira, o serviço "irá superar a era do assistencialismo e do clientelismo na gerência da política assistencial, permitindo o real atendimento de idosos, portadores de deficiência, crianças, adolescentes que não têm a quem recorrer".

Oliveira destacou que os gaúchos se anteciparam na discussão do Suas, servindo como exemplo aos demais estados. Ele explicou que, em processo bastante avançado no Rio Grande do Sul, o serviço prevê a destinação de recursos próprios do governo federal, estados e municípios, para a assistência social, baseado em um modelo semelhante ao SUS, na área da Saúde.

A diretora do Departamento de Gestão do Suas, do Ministério de Desenvolvimento Social, Simone Aparecida Albuquerque, reafirmou o compromisso do governo federal de implantar a política de assistência social para o atendimento de famílias carentes. Segundo ela, a unificação dos serviços e ações sociais no país visa garantir o repasse automático de recursos para estados e prefeituras e, conseqüentemente, melhorar o padrão de qualidade do atendimento. Simone representou o secretário nacional de Assistência Social, Oswaldo Russo de Azevedo.

Também participaram dos debates a diretora da Faculdade de Serviço Social da PUC, Jussara Maria Mendes, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Edilar Cruz, o conselheiro Nacional de Assistência Social, Euclides da Silva Machado, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Raul Gomes de Oliveira.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349642/visualizar/