Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 31 de Março de 2005 às 17:25
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O projeto Parceria Rural – Pecuária, do Governo do Estado, encerra no próximo domingo (03.04) mais um curso de vaqueiro em Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá). Este já é o segundo curso de vaqueiro deste ano e 15 novos profissionais estão sendo qualificados. O curso é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).

No ano passado, o curso de vaqueiro foi realizado em seis Municípios de Mato Grosso, totalizando 93 trabalhadores qualificados nas cidades de Alta Floresta, Apiacás, Juara, Juína, Colider e Peixoto de Azevedo.

Segundo o assessor especial de trabalho e emprego da Setec, Frederico Ojeda, o curso de vaqueiro é destinado a dois tipos de público. “Temos alunos desempregados e aqueles que são microprodutores, que pretendem, através do curso, aumentar a renda familiar”, ressaltou.

Dados revelam que em 2004, a taxa de empregabilidade foi de 81,81%. Dos 55 trabalhadores desempregados, 45 ingressaram no mercado de trabalho após o curso. Do total de qualificados, 39,78% são microproprietários rurais, assentados ou autônomos, com possibilidades de aumento real na renda. Cerca de 11,84% são estudantes que aguardam a inserção no processo produtivo como assalariados ou microprodutores.

Desta vez o curso acontece na Fazenda Conquista, que fica na região de Nova Garita. O proprietário da fazenda, Sinval dos Santos Brito, acredita que ceder o espaço físico para a realização do curso é uma forma de cumprir com a função social de cidadão. “Estamos contribuindo com a formação de novos alunos. Uma propriedade produtiva também tem seu papel social. Os alunos são disciplinados e os profissionais que ministram o curso demonstram-se empenhados em qualificar esses trabalhadores para que estejam prontos a ocupar uma vaga no mercado de trabalho”, destacou.

Os cursos nesta área são mantidos com recursos arrecadados durante leilões. Com o curso de vaqueiro a meta este ano é qualificar mais de 500 trabalhadores rurais, atingindo 30 municípios. A duração é de onze dias e os alunos aprendem noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.

Para a secretária Terezinha Maggi, o sucesso desses cursos na área da Pecuária deve-se a parceria entre o Governo do Estado e os pecuaristas, que contribuem com recursos para a implementação de projetos de geração de emprego e renda. “É uma comunhão de esforços. Os próprios pecuaristas reconhecem a necessidade de investir em qualificação, pois são eles que mais sofrem com a falta de mão-de-obra qualificada. Mato Grosso está repleto de pecuaristas com visão, de gente que sabe que sem qualificação, tanto o trabalhador, quanto o dono da fazenda e também os animais sairão perdendo".

No próxima quarta-feira (06.04), inicia mais um curso de vaqueiro, desta vez em Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá). De acordo com a assessora especial de trabalho e

Emprego da Setec, Carla Gubert Sousa, a prefeitura do Município e o Sindicato Rural local estão responsáveis pela divulgação do curso. “Os alunos interessados devem ter mais de 18 anos, estar desempregado ou ser um pequeno produtor rural. Depois da inscrição o aluno passa por uma pré-seleção, quando ele precisa demonstrar o mínimo de conhecimento na área da pecuária”, disse.

As unidades locais do Sine são responsáveis pela inscrição, acompanhamento do curso e encaminhamento dos trabalhadores para o mercado de trabalho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349848/visualizar/