Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 31 de Março de 2005 às 15:17
Por: Paola Carlini

    Imprimir


O conselho diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Rondonópolis (220 quilômetros da capital), da rede do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, foi empossado nesta quinta-feira (30.03) na sede da Uned no município. Participaram da posse a secretária de Ciência e Tecnologia, Flavia Nogueira, o presidente do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, Antonio Carlos Camacho, o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, e a diretora da unidade, Márcia Helena Moraes e a comunidade escolar da unidade.

Os conselhos diretores, previstos na Lei Estadual n° 153 de 09 de janeiro de 2004, formam a estrutura básica organizacional do Ceprotec, e devem ter em média 18 membros entre representantes da comunidade escolar, servidores da Uned, professores, da Secitec, diretoria e representantes de Federações patronais e de Trabalhadores da Indústria, Comércio e Agricultura do Município.

O grupo que se reúne ordinariamente quatro vezes por ano tem várias funções dentro da Uned. Uma das principais é discutir e decidir em conjunto política da Unidade de Ensino Descentralizada nos planos, administrativo, econômico, de ensino, pesquisa e extensão. E ainda decidir e submeter a aprovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia o regimento interno das unidades, aprovar e acompanhar a execução do planejamento anual da Uned.

De acordo com o presidente do Ceprotec, o conselho terá a missão importante na definição da oferta de cursos da unidade. “Queremos aumentar a escolaridade da população de Rondonópolis, fazer inclusão social por meio da oferta de educação profissional e tecnológica”, defendeu.

Caldart ainda explicou que o conselho tem que ouvir e discutir os pedidos da população para avaliar a demanda de cursos da Uned. “A direção político pedagógica será dada pelo debate dos conselheiros. Temos certeza que a unidade de Rondonópolis irá se destacar, em razão do sistema de parcerias na oferta dos cursos e também pelo potencial desenvolvimentista que a cidade tem. O Ceprotec tem como contribuir e muito com mão de obra qualificada profissional e tecnológica”, destacou.

Na ocasião o presidente ainda informou que ainda este semestre a Uned será reformada e ampliada. “A boa notícia é que esta unidade terá sim mais laboratórios e salas de aula e tudo ainda este semestre após a aprovação dos projetos, devemos iniciar as obras nos próximos meses”, anunciou Caldart.

Ao final da posse a secretária Flávia lembrou também que o estimulo a pesquisa também será uma das atribuições do conselho; “Estamos com o presidente da Fapemat aqui para falar a vocês que o Ceprotec e a Fapemat tem que nadar juntos. O conselho da escola tem que estimular a pesquisa para que o conhecimento seja produzido aqui mesmo, e que isso possa fortalecer a escola. Desta forma o conselho terá que detectar quais as pesquisas que podem ser trabalhadas e também planejar a expansão dos trabalhos da escola”, finalizou.

COMUNIDADE – Estimulados pela participação no conselho muitos membros, antes mesmo da eleição da diretoria que acontecerá no próximo dia 20 de abril, já planejam sugestões para discussão.

Para o estudante de Secagem e Armazenagem de Grãos, e representante titular dos discentes, Anildo Queiroga, 31 anos, eleito por aclamação pelas duas turmas, é necessário que os empresários da agricultura saibam mais sobre a atuação do Centro. “Os alunos querem sugerir que haja mais divulgação, principalmente dos nossos cursos, para as empresas do segmento agrícola, pois assim eles podem acessar e pedir profissionais”, endossou.

Mais cursos de formação inicial e continuada, esta é a sugestão da assistente administrativa Fátima Aparecida de Martins, que trabalha na secretária da Uned; “Como eu estou sempre atendendo pessoas por telefone e na secretária ouço sempre pedidos sobre que cursos nós temos e quando eles começam“.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349867/visualizar/