Papa João Paulo II recebe sonda para alimentação
"A inserção de uma sonda nasogástrica para melhorar a alimentação habitualmente precede a aplicação de uma PEG (gastrostomia percutânea endoscópica na sigla em inglês)", afirmou o presidente da Associação Italiana para o Mal de Parkinson, o neurologista Gianni Pezzoli, se referindo à introdução de uma sonda de um centímetro de diâmetro na parede abdominal para injetar alimentos.
Segundo o porta-voz do Vaticano, a sonda permitirá a aumentar o número de calorias ingeridas pelo Papa e ajudará em sua lenta e progressiva recuperação de uma cirurgia na garganta. Devido ao mal de Parkinson, o Papa tem graves problemas de deglutição.
João Paulo II foi submetido a uma traqueotomia no dia 24 de fevereiro e continua com um tubo inserido em sua traquéia para auxiliar na sua respiração. Nos últimos dois meses, ele passou um total de 28 dias no hospital Gemelli, em Roma, durante duas diferentes internações.
O Papa, 84 anos, apareceu na manhã de hoje na janela de seu quarto no Vaticano para abençoar os fiéis reunidos na praça de São Pedro e tentou, sem sucesso, falar com eles. O Sumo Pontífice permaneceu quatro minutos na janela ouvindo uma mensagem para as crianças de Milão, a oração e uma saudação em polonês a seus compatriotas lida em seu nome.
Comentários