Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Março de 2005 às 19:00
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro quer incluir o Posto de Atendimento Médico (PAM) Piquet Carneiro, na Mangueira, na lista dos hospitais sob intervenção federal no Rio de Janeiro. O PAM Piquet Carneiro é o maior do Brasil, com 30 mil metros quadrados de área construída e capacidade para realizar até 60 mil atendimentos ambulatoriais por mês, como acontecia há 20 anos, mas funciona precariamente, atendendo apenas metade de sua capacidade.

Após uma inspeção hoje (29) para avaliar as condições da unidade, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, explicou que a integração do PAM Piquet Carneiro à rede sob intervenção federal seria a única forma de recuperar a unidade e desafogar as filas das emergências. A proposta, segundo ele, já foi encaminhada ao coordenador da intervenção, Sérgio Côrtes, mas ainda está sendo analisada.

"Nosso objetivo vai no sentido de recuperar a rede pública do Rio integrando essa unidade e fazê-la funcionar como foi no passado, já que é o maior ambulatório do Brasil e já foi centro de referência no atendimento", argumentou Darze.

O diretor do PAM Piquet Carneiro, Rubens Gabetta, confirmou a falta de médicos, equipamentos e medicamentos. Segundo ele, as dificuldades começaram no final da década de 1980. "Atualmente são 184 médicos e precisamos de mais 220. São 17 enfermeiros e precisamos de mais 35. Temos 35 auxiliares e precisamos de mais 50. Faltam equipamentos para exames como mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma e prova de esforço e os medicamentos só são suficientes para uso nos pacientes internados que se recuperam de pequenas cirurgias", acrescentou Gabetta.

O PAM Piquet Carneiro foi fundado em 1967 e pertenceu à rede federal até 1995, quando foi estadualizado e passou a ser gerenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350326/visualizar/