Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Março de 2005 às 16:46
Por: Paola Carlini

    Imprimir


Expectativa de renovação na primeira reunião ordinária do Conselho Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), escola do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu ontem a noite (28.03) na sede da unidade no município. Na mesma reunião aconteceu a eleição e posse da diretoria que guiará os trabalhos do Conselho nos próximos quatro anos.

Na abertura da primeira reunião do Conselho a secretária de Ciência e Tecnologia, Flavia Nogueira, lembrou que Uned de Barra do Garças é a primeira cidade a realizar a posse efetiva e a reunião dos conselheiros. “A implantação do Ceprotec e das suas Uneds é resultado de um trabalho árduo e de uma equipe competente que passou por um concurso público e que está aqui por merecimento. Esta noite é muito gratificante por que nesta escola vendo os alunos nas salas de aula sabemos que nosso objetivo está sendo cumprido que é o de oferecer educação profissional gratuita e de qualidade”, argumentou.

A secretária explicou ainda que o conselho faz parte de um processo histórico da criação do Ceprotec. “Esta autarquia que é relativamente nova nasceu em janeiro de 2004, e as unidades necessitam deste conselho por que são as decisões, guiadas pelo regimento interno, dos membros dele que vão guiar o futuro e o perfil de atuação da Uned. Este conselho é a alma da escola”, revelou.

O presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, lembrou que a sede central do Ceprotec dará todo o apoio institucional e prático aos conselhos da Uneds. “Vocês, conselheiros, fazem parte da estrutura básica do Ceprotec, que será responsável pela política de educação profissional desta unidade, enfim pela oferta de cursos, aprovação de contas e o futuro das unidades”, relatou.

No encontro o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, Fapemat, Antonio Carlos Camacho, também falou aos conselheiros sobre as fontes de financiamento de pesquisa que estão disponíveis pela Fundação. “ O Ceprotec irá atuar em ação conjunta com a Fapemat, iremos nos dedicar inicialmente a estimular a pesquisa de extensão, nas escolas. Pois elas serão responsáveis por definir o interesse de pesquisa da unidade e de que forma isso será trabalhado”, destacou.

Conforme a secretária Flavia, os projetos de pesquisa das escolas serão aprovados inicialmente pelo Conselho para só depois serem encaminhados à Fapemat para aprovação e liberação do financiamento.

A secretária ainda explicou que cabe ainda ao Conselho determinar o rumo da expansão de atuação da Uned para fora do município. “Duas ações estão programadas este ano. A primeira é a liberação dos recursos do Programa de Educação Profissional no Campo, Eprocampo, que destinará R$2 milhões para revitalização das escolas agrícolas municipais. E sabemos que Barra do Garças possui uma. E a segunda ação será oferecer integradamente nesta unidade Ensino Médio e Educação Profissional, com a união da Uned de Barra do Garças e a escola estadual Heronides Araújo, vizinha da escola”, completou.

FUNÇÕES – Durante o encontro foi eleita a primeira diretoria do Conselho. Por meio de voto secreto a equipe eleita foi: presidente, Sérgio Zilling, representante da Federação das Industrias de Mato Grosso; vice-presidente Bruna Figueiredo, representante do corpo docente da Uned,; secretária Eliane Mendes Dourado, secretária-adjunta Carmenúncia Gomes. Ao todo participaram da reunião 14 membros titulares e 11 suplentes. E ainda o superintendente de Educação Profissional Geraldo Grossi Junior e superintendente de Educação Superior Ilma Grisosti.

Conforme a Lei nº153, de 09 de janeiro de 2004, que cria o Ceprotec, o conselho diretor de cada Uned, poderá ser constituído por até 18 membros e respectivos suplentes que serão nomeados pela Secretária de Ciência e Tecnologia. O conselho deverá ter a seguinte composição: diretor da Uned, represetante da Secitec; um representante das Federações patronais e de trabalhadores da Indústria, Comércio e Agricultura do município; um representante de ex-alunos; três representantes dos docentes da Uned; três representantes do corpo discente e três representantes da equipe técnico administrativa da Uned.

Os conselheiros terão mandato de quatro anos, permitida a recondução em um período subseqüente, com exceção dos representantes do conselho discente, que terão apenas dois anos de mandato. O conselho terá que se reunir ordinariamente quatro vezes por ano, e extraordinariamente sempre que necessário. Os membros do conselho trabalharão de forma voluntária sem custos para a Uned, Ceprotec ou Secitec.

De acordo com a lei o conselho diretor terá as seguintes competências: homologar a política administrativa, econômica - financeira, de ensino, pesquisa e extensão apresentados pela Diretoria; aprovar e submeter a homologação do secretário de Ciência e Tecnologia o regimento interno da unidade; aprovar e acompanhar a execução do planejamento anual da Uned; avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento; deliberar sobre preços públicos e tarifas cobrados pela Uned; apreciar as contas e execução orçamentária e emitir parecer conclusivo sobre a regularidade dos registros contábeis da unidade; aprovar a concessão de graus, títulos e outras dignidades, recomendar a substituição do diretor ao secretário de Ciência e Tecnologia, indicar profissionais para auditoria interna; deliberar sobre outros assuntos de interesse da Uned.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350374/visualizar/