Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Março de 2005 às 13:21
Por: Valtemir Rodrigues

    Imprimir


Brasília - O presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) do Ministério da Educação, professor Hélgio Trindade, reuniu-se hoje (29) com especialistas e os ministros da Educação do Brasil, Argentina e Uruguai para analisar propostas de diretrizes para avaliação externa das instituições de ensino superior e dos cursos. A reunião faz parte da preparação para o Seminário Internacional sobre Reforma e Avaliação da educação superior na Europa e América Latina, que se realiza em Brasília de 25 a 27 de abril.

Entre as discussões estão a forma de divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2004 e a definição de um protocolo que amplie o relacionamento do Conaes com os conselhos estaduais de Educação.

De acordo Hélgio Trindade em novembro do ano passado os presidentes dos conselhos estaduais se comprometeram a colaborar na criação de um acordo que ajude a superar as diferenças das legislações de cada estado. Como exemplo, ele disse que em São Paulo a legislação prevê que cada universidade tem autonomia para utilizar os seus recursos, inclusive de avaliação. "Com isso, cada instituição pode adotar sistemas próprios para a avaliação do ensino superior", disse.

Ele defendeu a colaboração para melhorar a relação nas esferas federal e estadual. Para ele, essa é a forma de respeitar a autonomia federativa e viabilizar o ingresso dos conselhos estaduais na sistemática do órgão federal.

Trindade informou que serão realizados workshops regionais para instituições com menos de 500 estudantes, que têm prazo até 31 de agosto para fazer a auto-avaliação. O primeiro desses encontros será em Salvador, nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual da Bahia. "O que se pretende é oferecer a essas instituições a oportunidade de uma discussão mais detalhada sobre o processo de auto-avaliação para que elas possam cumprir seu prazo adequadamente", ressaltou




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350426/visualizar/