Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Março de 2005 às 13:18

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou em nota oficial, que o Brasil não vai renovar o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). No documento, o ministro diz que o órgão internacional já foi informado da decisão.

Ainda hoje, Palocci fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, para informar a sociedade da não renovação do acordo.

O contrato com o Fundo, fechado em setembro de 2002, disponibilizou ao País US$ 42,1 bilhões. Desse valor, o Brasil sacou apenas US$ 26,4 bilhões. Inicialmente o acordo vencia em dezembro de 2003, mas foi renovado até este mês.

Pelo acordo, o governo brasileiro se comprometeu a ter superávit primário de 4,25% do PIB. O prazo para a definição sobre uma possível renovação do acordo foi fixado em 31 deste mês.

Mas recentemente, diversos membros do governo já haviam se manifestado publicamente contra a renovação. O último a se pronunciar a respeito foi o novo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo que, logo após a posse, afirmou que o Brasil tinha todas as condições para não precisar mais do FMI.




Fonte: Investnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350665/visualizar/