Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 27 de Março de 2005 às 12:44

    Imprimir


Polícia Federal instaurou 70 inquéritos em três anos para apurar as fraudes no recebimento do seguro-desemprego em Mato Grosso.

De acordo com o delegado Renato Sayão, que conduz as investigações, é provável que centenas de pessoas sejam indiciadas à medida que as investigações avancem. "Isso é trabalho para anos".

As fraudes não ocorrem apenas quando o desempregado aceita participar do plano e retira ele próprio o benefício, atuando como "laranjas". Algumas quadrilhas abordam pessoas humildes e analfabetas e as convencem a ceder seus documentos. Depois de criar as condições ilegais para pleitear o benefício, o golpista vai pessoalmente às agências credenciadas para sacar o dinheiro. Depois disso, diz à pessoa enganada que a manobra não deu certo. A falta de informação e instrução, se comprovada, pode inocentá-las, segundo o delegado. Outra forma de facilitar a ação é usar os dados de pessoas que perderam a carteira de trabalho. Para evitar dissabores, a fiscal Ivete Vicentina de Amorim, da DRT, dá alguns conselhos. Segundo ela, o trabalhador pode ceder sua carteira por apenas 24 horas para ser assinada pela empresa em que foi admitido. E a empresa é obrigada a apresentar um documento provisório enquanto retém a carteira do empregado. Em caso de perda, tem que registrar ocorrência.(DP)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350764/visualizar/