Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Março de 2005 às 10:48

    Imprimir


As ruas de Cuiabá foram cenário de 6.211 acidentes de trânsito no ano passado. Desse total, 2.542 tiveram vítimas, 151 delas fatais e outras centenas com ferimentos graves. Esses dados estão no relatório estatístico divulgado ontem pelo comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, major Jadir Metelo da Costa, durante campanha educativa na avenida Fernando Corrêa da Costa - trecho entre o viaduto e o trecho de acesso à UFMT.

O ponto escolhido para apresentação da estatística e abordagem de motoristas e motociclistas não foi por acaso. Entre as 10 principais avenidas da capital, a Fernando Corrêa da Costa tem o trânsito mais violento, com 393 acidentes registrados ano passado.

Na mesma lista, a avenida Miguel Sutil (Perimetral) aparece em segundo lugar com 297, seguida da Rubens de Mendonça (do CPA), onde ocorreram 197 acidentes, da Tenente Coronel Duarte (Prainha), com 141, e da Beira Rio, que foi palco de 95 acidentes.

O mês de julho de 2004 foi o mais violento, com 420 acidentes. Outubro aparece em segundo lugar, com 393, e dezembro em terceiro, com 397 ocorrências registradas pelo Batalhão de Trânsito. Quinta, sexta e sábado são os dias da semana nos quais aconteceram mais acidentes, 405, 408 e 422, respectivamente.

As colisões ainda representam o maior número de acidentes - 3.196 no ano passado. Mas o número de choques mecânicos (batidas em objeto imóveis como postes e árvores) também chama a atenção. Em 2004, as estatísticas da polícia de trânsito mostram que 396 motoristas se envolveram nesse tipo acidentes.

Os carros de passeio, cuja frota é maior, foram os que mais se envolveram em acidentes (4.563). Logo abaixo aparecem as caminhonetes com 654 ocorrências, os ônibus com 401 e as motocicletas com 394.

O major Jadir Costa acredita que a Semana Santa, por ser vista como um período de reflexão cristã, poderia sensibilizar mais os motoristas. Acreditando nisso, o oficial e dezenas de policiais foram às ruas na tarde de ontem para a campanha “Feliz Páscoa no Trânsito”.

Na visão do major Costa, a educação é o caminho mais importante para reduzir a violência no trânsito. “Não basta penalizar, temos que trabalhar na valorização da vida”, acrescentou o comandante. Pensando assim, ele acha que não haveria data mais propícia para esse trabalho que a Semana Santa.

Além de orientar os motoristas, os policiais distribuíram 500 kits contendo camiseta, boné, sacola de lixo para carro e um panfleto com dicas sobre como prevenir ou agir em caso de acidentes. Sob o título: “Bati o carro, e agora?”, o folder ensina como e onde buscar socorro, para que serve o boletim de ocorrência registrado pela polícia, alerta sobre riscos e prejuízos e informa alguns telefones úteis(190 e 321-4055).




Fonte: Diario de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350861/visualizar/