Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Março de 2005 às 07:44

    Imprimir


Por que a terra voltou a tremer na região Norte de Mato Grosso?. Em busca desta resposta, uma equipe do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília começa hoje (sábado) fazer inúmeras análises nos municípios de Tabaporã, Juara, Novo Horizonte de Norte e Porto dos Gaúchos - municípios onde houve o tremor na quinta-feira, por volta das 17:10hs. O epicentro foi a 42 km ao Sul de Tabaporã. O tremor chegou a 5 graus na escola Richter (que vai de 0 a 10). Em cidades como Sinop, por exemplo, distante cerca de 250 km do epicentro, a terra também tremeu mas como menor intensidade, chegando a apenas 2 graus na escala Richter, conforme o chefe do Observatório Sismológico da UNB -Universidade de Brasília-, professor Lucas Vieira de Barros, confirmou com exclusividade ao Só Notícias. No caso de Sinop, nem todos notaram o tremor " porque as ondas vão perdendo força a medida que se afastam do epicentro. Normalmente as cidades mais próximas do epicentro é que sentem o tremor mais intenso", explicou.

Os geólogos, pesquisadores e professores do Observatório de Sismologia, chegaram em Cuiabá na quinta-feira à noite, e se reuniram com o coordenador de Defesa Civil de Mato Grosso, Domingos Iglesias e com o secretário chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena. Eles trocaram informações sobre o caso e, ontem de manhã, seguiram ao Nortão para iniciar as pesquisas. "Queremos verificar se houve migração do sismo e se a falha está crescendo", afirmou Lucas.

Ao que tudo indicado, o trabalho começará pelo local onde o tremor iniciou, a 42 km de Tabaporã. Os técnicos estão com as coordenadas registradas pelos equipamentos do observatório, em Brasília, e devem estar nas quatro cidades onde o sismo foi maior. Esta não é a primeira vez que eles pesquisam o Nortão. Na região de Tabaporã houve o maior terremoto do Brasil em 1955, quando o hoje chamado Vale do Arinos era desabitado.

"Nesta região há uma falha geológica ativa que foi responsável pela produção de mais 3 mil sismos entre 1998 e 2001," disse o professor Lucas Vieira Barros. Não houve estragos nem vítimas no tremor ocorrido na última quinta-feira. Os moradores ficaram muito assustados.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350885/visualizar/