Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Março de 2005 às 23:55
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001, o Cadastramento Único é um instrumento para identificação das famílias com situação de pobreza em todos os municípios brasileiros. Este cadastro permite nortear a implementação de políticas públicas voltadas para as famílias de baixa renda. Este banco de dados proporciona aos governos municipais, estaduais e federal, o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades.

O governo federal utiliza o Cadastramento Único para identificar os potenciais beneficiários dos programas Bolsa Família, Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desconto da tarifa de energia elétrica e outros. Da mesma forma, vários Estados e municípios já utilizam este cadastro para identificação do público-alvo dos seus programas.

Com a utilização de um cadastro único pelas três esferas de governo (União, Estados e municípios), será possível analisar se todas as famílias de baixa renda estão sendo assistidas pelos programas sociais, bem como evitará a sobreposição de programas para uma mesma família.

Várzea Grande está inserida no Cadastro Único desde o seu princípio. Mas em 2004, o processo foi interrompido. “Encontramos quase 5 mil fichas do Cadastro Único, completamente defasadas. Os dados nas fichas cadastrais não batiam com a realidade encontrada nos bairros. Então tivemos que analisar todas as informações e fazer uma verificação dos futuros beneficiados”, explicou Cely Almeida, secretária de Promoção e Assistência Social.

Para agilizar o processo de reavaliação, o prefeito Murilo Domingos montou uma equipe emergencial. “Essa equipe trabalhou dia e noite para, hoje, podermos entregar 2 mil cartões a comunidade”, disse o prefeito acrescentando que “Queremos que o Cadastro Único em Várzea Grande tenha a maior abrangência percentual do Brasil. Para isso, contamos com a ajuda de todos para fiscalizar e denunciar aqueles que, por terem uma renda salarial acima do permitido pelo programa, não podem ser beneficiados”.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350967/visualizar/