Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Março de 2005 às 22:40

    Imprimir


O presidente da Síria, Bachar al Assad, anunciará "daqui a uma semana" um calendário para a retirada "do conjunto de suas forças do Líbano", afirmou nesta quinta-feira em Paris o chefe do Estado egípcio, Hosni Mubarak.

Mubarak, que se reuniu ontem com seu colega sírio na cúpula da Liga Árabe em Argel, declarou à televisão France 3 que Al Assad "aplica a resolução 1.559" da ONU, que exige a retirada das forças sírias do Líbano.

O presidente egípcio discutiu este tema hoje em um almoço de trabalho com seu colega francês, Jacques Chirac, no Palácio do Eliseu.

Mubarak, que não deu declarações à imprensa na saída da reunião com Chirac, apresentou ao governante francês "as principais discussões e decisões tomadas" pelos países árabes na cúpula de Argel, informaram fontes do Palácio do Eliseu.

Os dois presidentes também conversaram sobre a reforma da ONU, em particular sobre a ampliação do Conselho de Segurança, no qual o Egito aspira a uma cadeira permanente, e também a respeito das diferentes fórmulas possíveis para o aumento do número de membros.

Chirac garantiu a Mubarak que a "França é sensível ao papel do Egito no cenário internacional" e que sua candidatura "deve ser estudada", segundo as fontes.

O chefe de Estado francês lembrou que a França apóia a idéia da ampliação nas duas categorias de membros - permanentes e não-permanentes - para que "o Conselho de Segurança reflita melhor a realidade do mundo e reforce a capacidade de assegurar sua responsabilidade em matéria de paz e segurança".

O conflito entre israelenses e palestinos e a situação no Iraque também foram debatidos no encontro entre os dois governantes.

Mubarak apresentou a Chirac o trabalho do Egito nas últimas semanas, especialmente depois da cúpula de Sharm el-Sheikh, para relançar a dinâmica de paz entre israelenses e palestinos, segundo as fontes.

O presidente francês ressaltou "os esforços egípcios que permitiram a volta ao caminho da sabedoria" e lembrou o papel da França e da União Européia na "consolidação das recentes esperanças de paz e no avanço para uma solução duradoura".

O encontro entre Chirac e Mubarak, que também conversaram vinte minutos a sós, aconteceu "em um ambiente particularmente amistoso e de confiança" entre "dois bons amigos".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350980/visualizar/