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Relatório da Conab ajuda pressionar governo para deixar BR-163 trafegável
O Programa Piloto de infra-estrutura do Governo Federal está seguindo recomendações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a recuperação e duplicação de estradas mais importantes no escoamento da safra. Do total de 91 obras que serão realizadas, 44 trechos estão previstos no diagnóstico sobre a situação das estradas pesquisadas pelos técnicos da Conab.
Para isso o governo vai investir R$ 2,1 bilhões na recuperação das rodovias e mais R$ 1,1 bilhão na duplicação de estradas, com destaque para a BR-101, tanto no corredor do Mercosul como na região Nordeste.
As principais rodovias próximas aos centros de produção de grãos terão obras de melhorias. Esse é o caso da BR-163 nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Serão quatro trechos onde serão aplicados R$ 81,5 milhões ainda neste ano.
A rodovia, segundo o estudo da Conab, dará entre todas as outras obras selecionadas o maior retorno financeiro no escoamento das safras para exportação e no mercado interno. Os principais produtos que circulam nessa rodovia são a soja, o milho e o algodão.
No caso do algodão, diz o estudo, o volume exportável, tanto do Mato Grosso como do Mato Grosso do Sul, segue para os Portos de Santos e Paranaguá. A BR-163 atravessa o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, sendo a melhor alternativa para o porto paranaense.
As outras rodovias incluídas no projeto do Ministério dos Transportes são a BR-364, que vai até o Rio Madeira, às regiões produtoras de Mato Grosso e de Goiás, que escoam para os Portos de Paranaguá e Santos, BR-242, que vai do médio Mato Grosso até o leste da Bahia com inúmeras interrupções e onde boa parte da soja escoa pelo Porto de Ilhéus, BR 116, estrada que leva o algodão e milho de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a Região Nordeste e BR-153, rodovia que abastece com milho as regiões Norte e Nordeste.
Para isso o governo vai investir R$ 2,1 bilhões na recuperação das rodovias e mais R$ 1,1 bilhão na duplicação de estradas, com destaque para a BR-101, tanto no corredor do Mercosul como na região Nordeste.
As principais rodovias próximas aos centros de produção de grãos terão obras de melhorias. Esse é o caso da BR-163 nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Serão quatro trechos onde serão aplicados R$ 81,5 milhões ainda neste ano.
A rodovia, segundo o estudo da Conab, dará entre todas as outras obras selecionadas o maior retorno financeiro no escoamento das safras para exportação e no mercado interno. Os principais produtos que circulam nessa rodovia são a soja, o milho e o algodão.
No caso do algodão, diz o estudo, o volume exportável, tanto do Mato Grosso como do Mato Grosso do Sul, segue para os Portos de Santos e Paranaguá. A BR-163 atravessa o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, sendo a melhor alternativa para o porto paranaense.
As outras rodovias incluídas no projeto do Ministério dos Transportes são a BR-364, que vai até o Rio Madeira, às regiões produtoras de Mato Grosso e de Goiás, que escoam para os Portos de Paranaguá e Santos, BR-242, que vai do médio Mato Grosso até o leste da Bahia com inúmeras interrupções e onde boa parte da soja escoa pelo Porto de Ilhéus, BR 116, estrada que leva o algodão e milho de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a Região Nordeste e BR-153, rodovia que abastece com milho as regiões Norte e Nordeste.
Fonte:
Agronoticias
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350987/visualizar/
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