Repórter News - reporternews.com.br
Universitários participam de encontro da Escola de Informática
Alunos de Computação e de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão de malas prontas para Curitiba. Eles são educadores voluntários da Escola de Informática e Cidadania (EIC) para crianças hospitalizadas do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). O Júlio Müller faz parte do Projeto EIC-Hospitais, de autoria do Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR) em parceria o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Cascavel) e, mais recentemente, integrado pelo Hospital do Trabalhador em Curitiba.
Na capital paranaense, os estudantes vão participar do I Encontro do Projeto EIC-Hospitais, no qual estarão reunidas as equipes das unidades parcerias. O encontro tem como objetivo avaliar o funcionamento das EICs desde a sua implantação, há pouco mais de um ano, e promover o encontro dos educadores das três cidades. O encontro faz parte da programação da Semana de Inclusão Digital promovida pelo Comitê para a Democratização da Informática do Paraná, que acontece toda última semana de março. A viagem foi possibilitada pelo apoio do CDI-PR e do HUJM. Os estudantes serão acompanhados pelas professoras Maria Aparecida Vieira e Rosa Lúcia Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), que fazem parte da equipe do projeto. A proposta da EIC é baseada na Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados, publicada em 1995, e que prevê o ´´direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programa de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar´´. A intenção do projeto é contribuir com a humanização do atendimento a jovens e crianças em hospitais. A EIC utiliza a metodologia e os computadores do CDI-PR.
Em Cuiabá o Projeto é desenvolvido pelos Departamentos de Enfermagem e Ciência da Computação da UFMT com o envolvimento de cinco docentes e 18 alunos desses cursos. O projeto foi favorecido pela UFMT com bolsas de extensão e bolsas de iniciação científica para pesquisas a ele vinculadas.. Tem também o apoio do Programa MT Ação Digital.
Desde a sua implantação até o mês de dezembro de 2004 o projeto atendeu a 52 crianças e adolescentes no HUJM. Dados preliminares já apontam resultados positivos tendo em vista que no momento em que a criança está desenvolvendo atividades na EIC ela desvia o foco de atenção de sua doença e interage com outras crianças, com seus acompanhantes e com os educadores. Desse modo, as crianças têm apresentado momentos de descontração, prazer, alegria, motivação, interação que as têm auxiliado a enfrentar o processo de hospitalização de forma menos traumática, dizem as professoras Rosa Lucia Rocha Ribeiro e Maria Aparecida Riberio.
Na capital paranaense, os estudantes vão participar do I Encontro do Projeto EIC-Hospitais, no qual estarão reunidas as equipes das unidades parcerias. O encontro tem como objetivo avaliar o funcionamento das EICs desde a sua implantação, há pouco mais de um ano, e promover o encontro dos educadores das três cidades. O encontro faz parte da programação da Semana de Inclusão Digital promovida pelo Comitê para a Democratização da Informática do Paraná, que acontece toda última semana de março. A viagem foi possibilitada pelo apoio do CDI-PR e do HUJM. Os estudantes serão acompanhados pelas professoras Maria Aparecida Vieira e Rosa Lúcia Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), que fazem parte da equipe do projeto. A proposta da EIC é baseada na Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados, publicada em 1995, e que prevê o ´´direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programa de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar´´. A intenção do projeto é contribuir com a humanização do atendimento a jovens e crianças em hospitais. A EIC utiliza a metodologia e os computadores do CDI-PR.
Em Cuiabá o Projeto é desenvolvido pelos Departamentos de Enfermagem e Ciência da Computação da UFMT com o envolvimento de cinco docentes e 18 alunos desses cursos. O projeto foi favorecido pela UFMT com bolsas de extensão e bolsas de iniciação científica para pesquisas a ele vinculadas.. Tem também o apoio do Programa MT Ação Digital.
Desde a sua implantação até o mês de dezembro de 2004 o projeto atendeu a 52 crianças e adolescentes no HUJM. Dados preliminares já apontam resultados positivos tendo em vista que no momento em que a criança está desenvolvendo atividades na EIC ela desvia o foco de atenção de sua doença e interage com outras crianças, com seus acompanhantes e com os educadores. Desse modo, as crianças têm apresentado momentos de descontração, prazer, alegria, motivação, interação que as têm auxiliado a enfrentar o processo de hospitalização de forma menos traumática, dizem as professoras Rosa Lucia Rocha Ribeiro e Maria Aparecida Riberio.
Fonte:
UFMT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351023/visualizar/
Comentários