Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Março de 2005 às 17:04

    Imprimir


São Paulo - A oposição do Quirguistão afirma que assumiu o controle da capital do país, Bishkek, depois de ter invadido e tomado o palácio presidencial. De acordo com líderes oposicionistas, o presidente Askar Akayev renunciou e deixou o país. Um importante líder da oposição quirguiz, Felix Kulov, apareceu ao vivo na TV depois de ter sido libertado da prisão.

Kulov, que em outros tempos foi vice-presidente de Akayev, foi preso em 2000 sob acusações de corrupção. A TV estatal, que parece ter caído no controle dos oposicionistas, anunciou que o governo foi derrubado.

Informações não confirmadas divulgadas pela agência de notícias Interfax dão conta de que Akayev e sua família deixaram Bishkek de helicóptero e estão se dirigindo para o Cazaquistão.

Confrontos

Anteriormente, milhares de oposicionistas se confrontaram com militantes que apóiam o presidente Askar Akayev. O confronto ocorreu durante um comício de oposição na capital do país, Bishkek, quando centenas de militantes pró-Akayev avançaram sobre a multidão com pedaços de pau e escudos.

Os oposicionistas vêm exigindo a renúncia de Akayev, que está no poder desde 1991, quando acabou a União Soviética, da qual o país fazia parte. Já haviam sido realizadas manifestações contra o presidente no sul do país, mas é a primeira vez que protestos acontecem na capital. A oposição agora controla duas cidades no sul do Quirguistão, Osh e Jalal-Abad.

Os membros da oposição dizem que as recentes eleições parlamentares do país foram fraudadas. Entre os oposicionistas estão líderes regionais que perderam seus cargos na votação.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351059/visualizar/