Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 24 de Março de 2005 às 10:37
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Projeto idealizado pelo Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) oferece, gratuitamente, curso de Microinformática Básica aos moradores do Parque Universitário

Cerca de 140 alunos, entre jovens e adultos carentes, moradores do bairro Parque Universitário (Cuiabá), serão contemplados com o curso de Microinformática Básica oferecido pelo Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG). O curso terá início no próximo dia 28 e prosseguirá até o final de junho. A “carreta da informática” é uma sala de aula itinerante, um trailer com ar-condicionado que abriga 18 microcomputadores e um data-show. As inscrições para o curso, feitas na própria Carreta, terminam hoje. O veículo está estacionado no pátio interno da 4ª Companhia de Policiamento Comunitário (PM/MT), localizado na Avenida Rua Barbosa, nº 165.

É lá que os novos alunos serão apresentados ao mundo da informática e aos programas Windows, Word e Excel, exigidos pelo mercado de trabalho e indispensável para quem busca emprego. Se tivessem que pagar pelo curso, os alunos investiriam algo entre R$ 25 e R$ 65. A assistente social Maria Emília Polzin Rondon, coordenadora do Projeto de Inclusão Social, explica que o critério de admissão dos alunos é que sejam carentes, estejam cursando no mínimo a 7ª série e tenham idade igual ou superior a 15 anos.

Durante três meses, os alunos terão aulas três vezes por semana (2ª, 4ª e 6ª ou 3ª, 5ª e sábado) durante duas horas. A carga horária total do curso é de 72 horas. Foram disponibilizadas 17 vagas exclusivas para policiais militares. No total, são ofertadas 136 vagas, distribuídas em oito turmas de 17 alunos. Ao final de três meses de curso, todos os participantes receberão certificados. Maria Emília destaca que a “Carreta da Informática” está estacionada nas instalações de uma unidade da Polícia Militar para dar mais segurança aos alunos.

“Mantivemos nossa filosofia de investir em ações sociais, levando ensino e qualificação a jovens e adultos. Entretanto, a escolha da comunidade ou escola contemplada com realização dos cursos passa a ser feita pelo Conselho Regional de Serviço Social”, destaca a coordenadora. A iniciativa foi batizada de projeto de “Inclusão Social”, já que o objetivo é formar mão-de-obra para o mercado de trabalho. Maria Emilia salienta que o projeto forma, a cada ano, cerca de 700 alunos.

Filantropia – Além do projeto de inclusão digital, o Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) oferece, anualmente, 480 bolsas integrais de estudo para o 3º ano (noturno) do Ensino Médio. As vagas são destinadas a alunos carentes que cursaram os dois primeiros anos do Ensino Médio em escola pública e foram aprovados sem dependência. Maria Emília estima que desde a implantação do projeto, em 2001, mais de dois mil alunos tenham sido atendidos pela iniciativa. A vice-diretora do CSSG, Derli Cléria da Silva Cezar, lembra que identidade institucional dos salesianos no mundo tem os jovens carentes como destinatários das ações definidas por Dom Bosco, o fundador da obra salesiana.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351190/visualizar/