Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Março de 2005 às 08:18

    Imprimir


Bishkek - Representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) se reúnem hoje, em Bishkek, capital do Quirguistão, com o presidente Askar Akayev e líderes da oposição para buscar uma saída à crise política nesta república do centro da Ásia.

Ontem, a polícia dispersou cerca de 300 manifestantes que se dirigiam à sede do governo, no centro da capital, e prendeu vários oposicionistas. Eles pedem a renúncia de Akayev, dissolução do Parlamento, novas eleições legislativas e a antecipação das eleições presidenciais, previstas para o próximo mês de outubro.

A oposição estabeleceu um governo paralelo nas regiões de Osh, Jalal-Abad e Talas. A OSCE criticou a primeira rodada de eleições legislativas, realizadas em 27 de fevereiro, e desclassificou a segunda, dia 13 de março, pondo em dúvida a lisura do processo eleitoral. Na semana passada, o governo russo criticou a organização, acusando-a de oferecer justificativas para a desestabilização do Quirguistão.

Fundada em 1975, a OSCE congrega 55 países da Europa, Ásia Central e América do Norte e seu objetivo é a "prevenção de conflitos, gerenciamento de crises e reabilitação de países pós-conflito".





Fonte: AE-Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351235/visualizar/