Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Novembro de 2012 às 12:32

    Imprimir


Reprodução/ TVCA
Pacientes aguardam nos corredores das unidades por cirurgia
Pacientes aguardam nos corredores das unidades por cirurgia

Cerca de 180 pacientes aguardam por uma cirurgia ortopédica em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Conforme as secretarias de Saúde dos dois municípios, medidas serão adotadas para agilizar os procedimentos. No entanto, enquanto isso, muitos pacientes entre homens e mulheres lotam as salas dos prontos-socorros da cidades em busca de um procedimento cirúrgico.

O paciente Eduardo Coelho, que sofreu um acidente de motocicleta quando seguia para o trabalho, disse que está internado no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande há mais de dois meses e meio à espera por uma vaga para operar o braço. “ É complicado porque pode agravar a fratura e assim posso até perder o movimento da mão”, avaliou.

No último final de semana, um motociclista não conseguiu desviar de um cachorro no meio da rua e acabou fraturando o braço e a perna. Agora, também está na fila por uma cirurgia. “Tenho que esperar porque quando cheguei ao hospital já tinham pessoas na minha frente”, relatou o paciente que também estava no corredor do Pronto-Socorro de Várzea Grande.

Outro paciente possui uma decisão judicial determinando a transferência dele para outro hospital onde poder fazer cirurgia, mas a liminar não foi cumprida. "Estou aqui com a liminar para ser cumprida desde o dia 17 de outubro, mas até agora nada", reclamou Leandro Romário de Moura. Segundo ele, a liminar determina que ele seja submetido a uma cirurgia no prazo de três dias.

Para atender os pacientes, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande prometeu que uma nova área de ortopedia deve ser construída no Pronto-Socorro da cidade. Contudo, a pasta informou que, desde o dia 20 de novembro deste ano, um mutirão será formado para atender cerca de 80 pacientes que aguardam por uma cirurgia.

“Essa fila ocorreu por vários fatores. Primeiro, foi a falta de medicamento e a falta de material. Hoje, com a regularização do material cirúrgico e do medicamento dentro do Pronto-Socorro, poderemos resolver esse problema”, afirmou Marcos Antônio de Moraes, secretario de Saúde do município.

 Segundo o secretário, nos últimos sete dias foram realizadas 33 cirurgias ortopédicas na unidade de saúde. A meta do mutirão, de acordo com ele, é operar pelo menos sete pacientes por dia para zerar a fila de espera até o natal. “Esses pacientes deverão ser operados independente dos casos de urgência e emergência. A gente vai deixar um sala específica para esses pacientes com anestesia no local única e exclusivamente para que possamos zerar essa fila”, declarou.

Cuiabá
Já em Cuiabá a fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem cerca de 100 pacientes. Segundo a secretaria de Saúde da cidade, o problema se deve ao fato dos equipamentos estarem quebrados.

Além disso, a Secretaria de Saúde da capital informou que um novo aparelho foi comprado por R$ 180 mil e o antigo foi encaminhado para manutenção. “Abrimos a licitação para a compra de um terceiro aparelho. O nome dele é arquicirúrgico, que é usado para fazer as cirurgias mais complexas, pois o médico precisa da imagem para ter maior qualidade na cirurgia”, disse Huark Corrêa, secretário de saúde da capital.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35124/visualizar/