A companhia ferroviaria japonesa JR Tokai apresentou na última quinta-feira (22) o protótipo de um novo trem baseado em maglev (levitação magnética). Batizado de Series Lo, o veículo pode atingir uma velocidade de até 500 km/h e transportará cerca de 840 passageiros.
O trem-bala possui um nariz simplificado para reduzir o impacto do vento. Ele será composto por 14 carros, incluindo o do maquinista. Destes, 12 possuem capacidade para 68 pessoas e o último, para 24. A expectativa é de que o veículo seja ativado em 2027, quando irá atuar na linha Chuo Shinkansen, uma das mais utilizadas do país.
O Series Lo fará a rota entre Tokyo e Nagoya, cuja distância é de cerca de 352 km. O trem atual tem velocidade de 270 km/h e faz este percurso em 1h30 min, enquanto o novo deve levar cerca de 45min. Em 2045, a companhia espera expandir o serviço para Osaka.
A técnica de maglev consiste em fazer o trem flutuar através de repulsão magnética, o que elimina o atrito. A ideia já existe há mais de um século e a primeira patente relevante foi feita em 1905. Atualmente, só dois sistemas comerciais que utilizam levitação magnética estão em funcionamento: um em Xangai e o outro no Japão, que opera a uma velocidade máxima de 96 km/h.
Comentários