Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 22:40

    Imprimir


Cerca de 50 soldados venezuelanos com o apoio de helicópteros cruzaram a fronteira com a Colômbia e ocuparam uma vila durante oito horas à procura de contrabandistas de gasolina, o que Bogotá chamou de aparente violação de sua soberania.

Moradores locais disseram que os soldados entraram na segunda-feira no assentamento de Guaramito, perto da cidade de Cucuta, levando o governador regional Luis Miguel Moreli a entrar com uma reclamação junto ao Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

No incidente de segunda-feira, as tropas interrogaram moradores locais, bateram em dois e jogaram outro em um rio durante a busca por contrabando, disseram moradores.

"Cerca de 50 membros do Exército venezuelano estavam na área de Guaramito procurando contrabandistas de gasolina, de acordo com os moradores locais", disse Moreli a repórteres na quarta-feira.

O chefe do Exército colombiano, Carlos Alberto Ospina, disse a repórteres que o incidente parece constituir uma violação de soberania.

Nem o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela nem o da Colômbia fizeram comentários imediatos.

O incidente acontece após a captura em dezembro de um rebelde colombiano em Caracas, o que detonou a pior crise diplomática entre os dois vizinhos em uma década.

As tensões viraram uma crise diplomática depois que a Colômbia organizou o sequestro de um rebelde, Rodrigo Granda, em Caracas em dezembro passado.

O caso de Granda destacou o abismo político entre o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o líder colombiano Alvaro Uribe.

(Por Luis Jaime Acosta)





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351333/visualizar/