Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 17:30
Por: ADRIANA GOMES

    Imprimir


Numa estratégia de fortalecer o crescimento da Festa do Pantanal ano a ano, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo - Sedtur, apresenta este ano, a abertura de 15 oficinas de capacitação que abrangem os mais variados aspectos e setores do turismo. As oficinas técnicas e profissionalizantes acontecem durante toda a parte da tarde do dia 2 e vão enfocar vários assuntos ligados direta ou indiretamente ao turismo. O destaque fica por conta da oficina apresentada pela companhia de Saneamento da capital, Sanecap, sobre o uso racional da água.

A coordenação é da professora-doutora Eliana Beatriz Nunes Rondon e os instrutores serão um grupo de biólogos, dentre eles: Maria de Fátima dos Santos e Josita Correto da Rocha Priante. No local vai ser montada uma mini-estação de tratamento de água para demonstrar como se dá o processo de captação e tratamento de água até a chegada nas torneiras dos usuários. “Queremos que os clientes saibam o quanto é custoso captar a água do rio, tratá-la e distribuí-la. Talvez vendo e compreendendo esse processo dêem mais valor a ela”, disse a assessora de imprensa da empresa, Neila Barreto.

Na ocasião, Maria de Fátima vai apresentar um estudo sobre um modo alternativo e ecológico de tratamento de água que pode diminuir os produtos que a tratam, é a utilização das plantas Chico magro e quiabo como coagulantes nesse processo. Outra apresentação visando a conscientização dos cidadãos em relação aos recursos hídricos de Mato Grosso, é a de Josita Priante. Será demonstrada a reutilização da água da máquina de lavar, que vem sendo feita por ela há seis anos e que economiza cerca de 200 litros por lavada, utilizando essa água na descarga de vasos sanitários e na rega de plantas. Além de demonstrar como funciona o reuso, dando uma economia de 30 a 40% na conta de água da casa, será mostrado o resultado prático obtido com a implantação do reuso no bairro Parque Cuiabá, um dos mais carentes da capital.

Para fortalecer a idéia de preservação das águas, que é o tema da XII Festa do Pantanal este ano, a Sanecap vai manter durante todos os dias do evento, um estande onde poderão ser encontrados vários serviços de esclarecimentos aos usuários e números sobre o desperdício de água na capital.

Segundo a presidente da empresa Eliana Beatriz Nunes Rondon, em Cuiabá, 50% da água tratada é desperdiçada. Isso porque a rede é velha e está mal conservada. Para abastecer a cidade, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) gasta R$ 3,1 milhões ao mês em produtos químicos, energia elétrica, mão-de-obra especializada na operacionalização, manutenção e distribuição. Tornar potável cada 10 metros cúbicos captados no rio custa R$ 9,40.

Ela alerta que está na hora de todos entenderem que a água não representa somente custos, mas a retirada de um bem natural. Portanto, não é inesgotável e precisa ser preservada. Junto com a campanha de combate a inadimplência que se iniciou recentemente, e que estará sendo mostrada no estande da Sanecap.





Fonte: Assessoria/Sedtur

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351420/visualizar/