Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 16:15

    Imprimir


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, expressou hoje, durante visita ao Brasil, sua "preocupação" com as compras de armas russas previstas pela Venezuela. "Não posso imaginar o que acontecerá com esses fuzis. Para que a Venezuela precisa deles?", perguntou Rumsfeld, em referência à compra de 100 mil fuzis AK-47 russos, anunciada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"Não vejo como isso pode contribuir para a segurança do hemisfério", acrescentou o americano em entrevista coletiva com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, que evitou comentar o assunto.

Rumsfeld, o primeiro alto funcionário dos Estados Unidos que visita o Brasil desde o início do segundo mandato de George W. Bush, tornou público seu desejo de que a Venezuela desista do negócio, que inclui ainda a compra de 40 helicópteros militares russos. "Pessoalmente, espero que (a compra) não seja concretizada", disse Rumsfeld

Além da compra dos fuzis e de helicópteros segundo um acordo anunciado no final de 2004 por Hugo Chávez, em Moscou, a Venezuela também avalia a compra de caças MiG-29 para substituir seus F-16.

Rumsfeld reúne-se hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e depois segue para Manaus, onde visitará a sede do programa de vigilância da Amazônia, o Sivam. De lá, o americano viajará para a Guatemala, próxima escala de sua viagem pela América Latina.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351448/visualizar/