Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 12:55

    Imprimir


O Parlamento do Kosovo elegeu nesta quarta-feira, em Pristina, Bajram Kosumi como novo primeiro-ministro.

Ele vai substituir Ramush Haradinaj, que renunciou há 15 dias para se entregar ao Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII).

Com 71 votos a favor e 31 contra, os parlamentares elegeram Kosumi, de 45 anos e militante da Aliança para o Futuro do Kosovo (AAK), fundada pelo próprio Haradinaj, acusado de crimes de guerra.

Contra da eleição do novo chefe de governo ficaram os deputados do Partido Democrático do Kosovo (KDP), do ex-guerrilheiro Hashim Thaqi, que ameaçou formar um governo paralelo. A Câmara também elegeu dois novos ministros: Ardin Gjini, que assume a pasta de Meio Ambiente e Urbanismo no lugar de Kosumi, e Ibrahim Selmanaj, novo titular de Trabalho e Política Social substituindo Ahmet Isufi, que renunciou em protesto contra a acusação do TPII contra Haradinaj.

Foi o próprio Haradinaj que indicou Kosumi como seu sucessor no cargo e o presidente do Kosovo, Ibrahim Rugova, o designou como candidato no dia 18 de março.

Em seu discurso na Câmara, Kosumi disse que seu gabinete seguirá o programa de Haradinaj.

Kosumi mencionou como prioridade de seu gabinete "a edificação de um Kosovo independente" e o cumprimento dos standards democráticos definidos pela comunidade internacional.

Quanto ao retorno dos refugiados (sérvios), o novo primeiro-ministro disse que seu governo dará especial atenção ao assunto pois considera um direito inalienável das pessoas voltar a suas propriedades.

Kosumi propôs ao Parlamento a adoção de uma resolução solicitando ao TPII a libertação de Haradinaj até o início do julgamento.

O Kosovo é legalmente uma província sérvia, habitada por uma maioria albanesa independentista e administrada desde 1999 pela comunidade internacional.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351519/visualizar/