Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 12:00

    Imprimir


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, fez nesta quarta-feira um chamado pela preservação da unidade e da paz no Líbano e reiterou o desejo de que as forças militares sírias abandonem esse país, em um discurso realizado ante a cúpula árabe. "As partes libanesas devem cooperar entre elas para preservar a estabilidade e a unidade do país, visando a evitar novos enfrentamentos", acrescentou.

Citando o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, o secretário-geral das Nações Unidas assegurou que nos próximos dias serão publicados os resultados da comissão de investigação enviada a Beirute sobre crime.

"Acho que uma investigação mais completa sobre as causas desse drama ainda pode ser necessária", disse Annan, acrescentando que Hariri "era um verdadeiro patriota libanês e um homem de Estado de grande estatura".

Annan reiterou que na conversa que teve ontem à noite com o presidente sírio, Bachar al Assad este lhe assegurou que as tropas sírias abandonarão o Líbano antes das eleições parlamentares libanesas.

"Espero que todo o exército sírio, também seu aparelho de informação e o resto de suas infra-estruturas, se retire do Líbano cumprindo os termos da resolução 1559 do Conselho de Segurança", ressaltou.

Annan também disse que essa retirada dos sírios é considerada necessária para que as eleições legislativas sejam "livres e equitativas".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351531/visualizar/