Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Março de 2005 às 18:11

    Imprimir


Islamabad - A polícia paquistanesa investigava hoje a explosão de uma bomba diante de uma mesquita xiita ocorrida ontem, na qual 35 pessoas morreram e 20 ficaram feridas. O atentado ocorreu na vila de Fatehpur, 350 quilômetros ao sul de Quetta, sudoeste do Paquistão, quando milhares de muçulmanos participavam de uma celebração religiosa anual.

A polícia investiga três hipóteses: a rivalidade entre os responsáveis que cuidam do santuário, a rivalidade entre xiitas e sunitas, já que muitas mulheres participaram da celebração, o que é extremamente criticado por fundamentalistas religiosos, e também uma possível participação da minoria hindu.

Testemunhas disseram ter visto vários corpos mutilados no chão. Várias ambulâncias chegaram rapidamente ao local e transportaram os mortos e feridos para hospitais da região. "O estado de muitos feridos é extremamente grave, o que pode aumentar o total de mortos", lamentou o porta-voz do ministério.

Cerca de 80% dos 150 milhões de paquistaneses são muçulmanos sunitas, que vivem em choque com a minoria xiita, estimada em 17% da população. Mas nas regiões de Quetta (onde fica Naseerabad), o número de xiitas sobe para 40% da população.

Nos últimos 15 anos, milhares de pessoas têm sido mortas em atentados cometidos por grupos radicais sunitas e xiitas. Mas a maioria dos ataques é de sunitas contra santuários da minoria xiita em várias localidades do país.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351701/visualizar/