Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 20 de Março de 2005 às 11:46

    Imprimir


A família do primeiro brasileiro morto neste ano que tentou ir ilegalmente do México para os Estados Unidos decidiu doar os órgãos dele para salvar a vida de cidadãos americanos. Coração, fígado, rins, pulmões, pâncreas, córneas, válvulas do coração e o intestino foram entregues à Universidade de Miami, que assumiu o compromisso de fazer os transplantes.

Nilton Silva dos Reis, 41 anos, deixou o Brasil em busca de trabalho nos Estados Unidos, assim como milhares de conterrâneos. Clandestino no país desde 2001, Nilton morava em Miami, na Flórida. De acordo com o jornal O Dia, sua experiência foi marcada por humilhações e trabalho duro. No último dia dez, Nilton morreu atropelado no Distrito de Pompano Beach, a família decidiu doar os órgãos dele para salvar a vida de cidadãos americanos.

Após a morte, a família fez apenas uma exigência: que todos os órgãos fossem doados para pessoas carentes e que recebêssemos o contato dos receptores. Inconformado com o tratamento dado a brasileiros nos EUA, o pai de Nilton, Dilson Teles, 74 anos, explicou que o que motivou a doação foi o fato de que o filho não voltará: "Esta é a chance de mostrar aos americanos que imigrantes podem ajudá-los a construir um país mais justo. Quem sabe assim eles comecem a respeitar nosso povo¿.

22 mil repatriados em 2004

De acordo com a Polícia Federal (PF), 22,5 mil brasileiros foram repatriados ano passado. Só no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, desembarcaram cerca de 15 mil, 33% mulheres.

Desde quarta-feira, 75 brasileiros que viviam em situação irregular na cidade de Hartford, em Connecticut, já foram presos pela imigração. Transferidos para presídio em Boston, eles aguardam a decisão da Justiça americana para saber se serão deportados.

No Rio, a polícia prendeu o salvadorenho Carlos Rene Mata Vela quarta-feira. Acusado de comandar quadrilha que enviava imigrantes ilegais para os EUA, há 10 anos era procurado pela PF na Bahia.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351746/visualizar/