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Grupos usam serviços de telefonia via Internet para fraudes
Os serviços de telefonia via Internet atraíram milhares de usuários à procura de tarifas baixíssimas. Mas agora estão atraindo também fraudadores que querem fazer dinheiro com cartões de crédito roubados.
Alguns serviços de telefonia via Internet permitem que os trapaceiros indiquem estar ligando de outro número -truque útil que facilita para eles esvaziar contas bancárias ou fingir que representam bancos ou outras autoridades confiáveis para enganar usuários de serviços de banco pela Web, segundo especialistas em fraudes online.
"É como se essas pessoas agora tivessem acesso a toda uma rede telefônica", disse Lance James, vice-presidente de tecnologia da Secure Science, empresa que acompanha esse tipo de fraude.
A nova forma de falsificação ressalta o baixo nível de proteção oferecido pelos serviços telefônicos de voz sobre protocolo de Internet (VoIP), a tecnologia de telefonia online que vem tirando assinantes do setor de telecomunicações tradicional nos últimos anos.
As redes tradicionais de telefonia operam com linhas dedicadas, o que torna mais difícil a invasão por pessoas externas. Como as chamadas VoIP são transmitidas pela Internet, terminam por custar bem menos, mas há o risco de se provarem vulneráveis à mesma forma de problemas de segurança que afeta o email e os sites atualmente.
Pragas eletrônicas que circulam pela Internet podem tornar indisponíveis as linhas VoIP, e especialistas da AT&T dizem que conversações em VoIP podem ser monitoradas ou alteradas por pessoas externas.
Deborah Platt Majoras, presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, recentemente advertiu que operadores inescrupulosos de telemarketing poderiam usar o VoIP para fazer grande número de telefonemas a consumidores, técnica conhecida como "SPIT" (spam via telefonia pela Internet).
Todas essas ameaças continuam a ser em larga medida teóricas. Mas trapaças envolvendo a identidade da pessoa que está supostamente fazendo a chamada, por outro lado, se tornaram uma ferramenta útil para os criminosos, segundo os especialistas em segurança.
Grupos de fraudadores agora podem transferir dinheiro diretamente de cartões de crédito roubados em vez de precisarem comprar produtos para revender, afirma James. A operação pode ser feita por sistemas de identificação de chamada que são alterados para exibir números falsos.
Criminosos podem usar o sistema de identificação de chamada para ouvir mensagens de outras pessoas, disse o especialista, principalmente se as caixas postais não forem protegidas por senhas.
Eles também começaram a usar a tecnologia de identificação para se passarem por bancos ou outras instituições financeiras, de modo a convencer a vítima a revelar dados de suas contas correntes, diz Dave Jevans, que preside o Anti-Phishing Working Group, organização do setor bancário dos Estados Unidos.
Alguns serviços de telefonia via Internet permitem que os trapaceiros indiquem estar ligando de outro número -truque útil que facilita para eles esvaziar contas bancárias ou fingir que representam bancos ou outras autoridades confiáveis para enganar usuários de serviços de banco pela Web, segundo especialistas em fraudes online.
"É como se essas pessoas agora tivessem acesso a toda uma rede telefônica", disse Lance James, vice-presidente de tecnologia da Secure Science, empresa que acompanha esse tipo de fraude.
A nova forma de falsificação ressalta o baixo nível de proteção oferecido pelos serviços telefônicos de voz sobre protocolo de Internet (VoIP), a tecnologia de telefonia online que vem tirando assinantes do setor de telecomunicações tradicional nos últimos anos.
As redes tradicionais de telefonia operam com linhas dedicadas, o que torna mais difícil a invasão por pessoas externas. Como as chamadas VoIP são transmitidas pela Internet, terminam por custar bem menos, mas há o risco de se provarem vulneráveis à mesma forma de problemas de segurança que afeta o email e os sites atualmente.
Pragas eletrônicas que circulam pela Internet podem tornar indisponíveis as linhas VoIP, e especialistas da AT&T dizem que conversações em VoIP podem ser monitoradas ou alteradas por pessoas externas.
Deborah Platt Majoras, presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, recentemente advertiu que operadores inescrupulosos de telemarketing poderiam usar o VoIP para fazer grande número de telefonemas a consumidores, técnica conhecida como "SPIT" (spam via telefonia pela Internet).
Todas essas ameaças continuam a ser em larga medida teóricas. Mas trapaças envolvendo a identidade da pessoa que está supostamente fazendo a chamada, por outro lado, se tornaram uma ferramenta útil para os criminosos, segundo os especialistas em segurança.
Grupos de fraudadores agora podem transferir dinheiro diretamente de cartões de crédito roubados em vez de precisarem comprar produtos para revender, afirma James. A operação pode ser feita por sistemas de identificação de chamada que são alterados para exibir números falsos.
Criminosos podem usar o sistema de identificação de chamada para ouvir mensagens de outras pessoas, disse o especialista, principalmente se as caixas postais não forem protegidas por senhas.
Eles também começaram a usar a tecnologia de identificação para se passarem por bancos ou outras instituições financeiras, de modo a convencer a vítima a revelar dados de suas contas correntes, diz Dave Jevans, que preside o Anti-Phishing Working Group, organização do setor bancário dos Estados Unidos.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351749/visualizar/
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