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Saúde
Sábado - 19 de Março de 2005 às 11:30
Por: Antonio Peres Pacheco

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Os convênios firmados entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá na área de saúde, principalmente os firmados no ano passado, estão provocando uma revolução no Pronto Socorro e Hospital Municipal de Cuiabá (PSGMC).

A primeira e mais visível das mudanças foi na estrutura física do PSHMC. A unidade vem passando por uma profunda e detalhada reforma em toda a sua estrutura. Pintura nova, redistribuição do espaço interno, instalação de cadeiras, ar condicionado e sistema eletrônico de senhas na recepção e na ala de pronto-atendimento ambulatorial garantem bem-estar e transmitem respeito e dignidade à quem busca ajuda médica naquela unidade.

O PSHMC também ganhou novas e modernas instalações de UTI adulto, infantil e neonatal e tem assegurado recursos para a manutenção dos serviços de média e alta complexidade. No total, só em 2004, foram destinados pelo Estado à prefeitura cuiabana R$ 12,5 milhões para serem aplicados nestes serviços.

Segundo o diretor-superintendente do PSHMC, Jair Gimenez Marra, reconhece que, sem os convênios com o Governo do Estado, a prefeitura de Cuiabá não teria condições de investir na melhoria da rede municipal de saúde. “As parcerias firmadas pelo município com o Governo do Estado na área de saúde são fundamentais para a melhora substancial que estamos percebendo em todo o sistema de saúde pública da Capital”, admitiu Marra.

Para os usuários, mais que nunca, o PSHMC é a melhor opção em atendimento médico de urgência e emergência. Locutor free-lancer, Ed Ricardo Rodrigues de Oliveira, 31 anos, disse que não pensa duas vezes em recorrer ao PSHMC quando precisa de atendimento médico. Mesmo morando no Jardim Vitória e tendo as opções do centro de saúde do bairro e a Policlínica da Morada da Serra (CPA-I), prefere levar a filha, Juliana, 2 anos, para o Pronto Socorro. “Aqui o atendimento é muito mais rápido e a, se a coisa for séria mesmo, a gente sabe que tem médico para atender”, conta ele, a filha nos braços, enquanto espera com a senha na mão, sua vez de ser atendido. “O Pronto Socorro agora está bem diferente do que era até o ano passado. Hoje mesmo, trouxe minha filha porque ela está com febre e tossindo muito. Cheguei às 10:30 e, pela minha senha, devo ser atendido daqui a pouco (o depoimento foi dado às 10:50). Se fosse antes da reforma, podia esquecer, ia ficar aqui o dia inteiro e olhe lá se conseguisse ser atendido”, exemplificou.




Fonte: Secom - MT

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