Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Março de 2005 às 22:55
Por: Cecilia Jorge

    Imprimir


Brasília - A incidência de casos de tuberculose no Rio de Janeiro é o dobro da média nacional. Enquanto no Brasil são registrados 49 casos para cada 100 mil habitantes, no Rio de Janeiro, esse índice é de quase 100 doentes. As informações são do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O Brasil está entre os 22 países que concentram 80% de todos os casos no mundo. A cada ano, 85 mil brasileiros contraem a doença e cerca de 6 mil morrem.

Esta semana, o Ministério da Saúde volta a exibir a campanha publicitária Tuberculose tem remédio. Com a participação do ator Pedro Cardoso, o vídeo esclarece que pessoas com tosse e secreção há mais de três semanas devem procurar um posto de saúde. Apesar de grave, a tuberculose tem cura. O tratamento dura seis meses e não pode ser interrompido.

A campanha faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março. A expectativa é aumentar o número de diagnósticos e de pacientes tratados para pelo menos 85%. Segundo Jarbas Barbosa, esse índice está em 80%, meta estabelecida mundialmente.

"A identificação precoce é importante de ser mantida porque, além de fazer com que aquele caso individual se cure mais rápido, a gente interrompe a cadeia de transmissão", afirma o secretário. Além disso, Barbosa diz que, ao demorar para procurar o serviço de saúde, a pessoa pode desenvolver resistência ao medicamento, aumentando o custo do tratamento de US$ 11 para US$ 250.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352103/visualizar/