Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 16 de Março de 2005 às 20:00
Por: Bruna Vieira

    Imprimir


Brasília - O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações, está sendo ampliado. O programa permite o acesso de comunidades carentes do interior do país à internet.

Atualmente, existem 3200 espaços públicos, principalmente escolas, com 18 mil computadores em dois mil municípios brasileiros. Com a ampliação, serão 4.400 pontos e 25 mil computadores em quatro mil cidades. Os custos são estimados em R$ 1.100 por mês, por ponto. Além disso, as comunidades terão direito a 20 mil minutos por mês de ligações telefônicas gratuitas.

Antes de o programa chegar ao município de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro, a professora Dalila de Sousa, de 38 anos, não tinha acesso à internet. Agora, já pode navegar na rede e mandar e-mails. "O Gesac veio melhorar a vida da gente. Agora, a gente tem computadores, pode se comunicar pelo correio eletrônico", disse Dalila.

Segundo o consultor técnico do Ministério das Comunicações, Benedito Medeiros Neto, essa será a maior plataforma de serviços para a inclusão digital da América do Sul. Cerca de seis milhões de pessoas em todo o país serão beneficiadas. "Poucos programas têm capacidade de beneficiar tanta gente, atendendo uma diversidade tão grande, desde o pessoal de escola até os que moram na fronteira do Brasil, onde a única forma de comunicação é o Gesac", disse Benedito Medeiros. "Isso prova que é possível fazer inclusão digital no país", acrescentou.

A ampliação do programa Gesac está sendo anunciada na Mostra de Tecnologia de Informação e Comunicações (Mostra TIC Setor Público), que começou ontem (15) em Brasília. Mais informações sobre a mostra, que termina amanhã (17), podem ser obtidas no site www.solucoestipublica.gov.br.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352405/visualizar/