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Porto do Amapá poderá escoar grãos de MT
Os deputados estaduais do Amapá, Jorge Amanajás e Eider Pena, e o presidente da Companhia Docas de Santana, Adailton Leite, reuniram-se com o governador Blairo Maggi na manhã desta quarta-feira (16/03). Eles propuseram ao chefe do Executivo uma parceria com o Porto do Amapá para o escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso.
A comissão enfatizou o que o Estado da Região Norte fica numa posição geográfica privilegiada em relação aos mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos. “Hoje a produção da região é enviada aos portos da região Sudeste que estão sobrecarregados, o Amapá é uma alternativa viável”, explicou Adailton Leite.
O deputado Amanajás, presidente da Assembléia Legislativa (AP), acrescentou que o Porto de Santana é o melhor da região em relação à capacidade de armazenamento e à localização. “Ele está localizado na foz do Rio Amazonas e permite a entrada de navios de até 90 mil toneladas”, observou. Segundo Amanajás os dois Estados poderão se beneficiar com a utilização do porto, pois haveria barateamento do transporte de até 30%.
Os deputados também apresentaram ao governador o potencial do Estado para o Agronegócio.”Temos 1,3 milhão hectares de cerrado e começamos a fomentar essa nova atividade no ano passado, queremos aprender com Mato Grosso”, afirmou.
O governador explicou à comissão que a utilização do porto do Amapá depende da conclusão das obras na BR 163, que fará a ligação até o município de Biritituba, no Pará, a 350 quilômetros de Santarém. O projeto de consórcio para a construção da estrada está em fase de conclusão. A previsão é de que em três anos o trecho esteja em condições para o transporte de grãos.
Adailton Leite disse que o Amapá fará investimentos no porto para adequar condições de armazenagem, silos, dragagens e outros. “Temos certeza que em pouco tempo essa integração será realidade”, finalizou.
A comissão enfatizou o que o Estado da Região Norte fica numa posição geográfica privilegiada em relação aos mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos. “Hoje a produção da região é enviada aos portos da região Sudeste que estão sobrecarregados, o Amapá é uma alternativa viável”, explicou Adailton Leite.
O deputado Amanajás, presidente da Assembléia Legislativa (AP), acrescentou que o Porto de Santana é o melhor da região em relação à capacidade de armazenamento e à localização. “Ele está localizado na foz do Rio Amazonas e permite a entrada de navios de até 90 mil toneladas”, observou. Segundo Amanajás os dois Estados poderão se beneficiar com a utilização do porto, pois haveria barateamento do transporte de até 30%.
Os deputados também apresentaram ao governador o potencial do Estado para o Agronegócio.”Temos 1,3 milhão hectares de cerrado e começamos a fomentar essa nova atividade no ano passado, queremos aprender com Mato Grosso”, afirmou.
O governador explicou à comissão que a utilização do porto do Amapá depende da conclusão das obras na BR 163, que fará a ligação até o município de Biritituba, no Pará, a 350 quilômetros de Santarém. O projeto de consórcio para a construção da estrada está em fase de conclusão. A previsão é de que em três anos o trecho esteja em condições para o transporte de grãos.
Adailton Leite disse que o Amapá fará investimentos no porto para adequar condições de armazenagem, silos, dragagens e outros. “Temos certeza que em pouco tempo essa integração será realidade”, finalizou.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352439/visualizar/
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