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O projeto Capital Brasileira da Cultura como ferramenta de desenvolvimento social
As capitais culturais nasceram na Europa no ano de 1985 e foram implantadas no continente americano em 1997 através de uma iniciativa da Organização Capital Americana da Cultura, reconhecida pela OEA (Organização dos Estados Americanos).A primeira CAC entrou em vigor no ano 2000 com a cidade mexicana de Mérida e a CAC 2005 é a cidade de Guadalajara, também no México.
A exemplo do que já está sendo feito em outros países, o Brasil decidiu implantar também a sua própria capital cultural nacional, como um elemento de coesão e promoção social.
O objetivo do projeto Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org ), que está sendo implementado no Brasil pela ONG CBC, não é o de provocar uma competição entre as cidades brasileiras para definir quem é a “campeã cultural do Brasil”, aquela que possui maior patrimônio cultural ou a que tem mais recursos e condições para apresentar os melhores espetáculos.
A intenção ao elegermos anualmente uma cidade brasileira a partir do ano 2006 como referente cultural do país, é a de fomentar a integração entre as cidades de todas as regiões, criando novas vias de cooperação e de diálogo através dos intercâmbios na área cultural. Visa também motivar a reflexão e o debate da sociedade brasileira em torno da necessidade de encararmos a cultura como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso país.
Por outro lado, esse projeto tem também o intuito de ampliarmos a discussão para o fato de que os investimentos em cultura no Brasil são cada vez mais centralizadores, definidos basicamente em função dos interesses mercadológicos das grandes corporações as quais concentram, cada vez mais, os seus investimentos culturais nos grandes centros urbanos, esperando com isto um resultado imediatista de imagem positiva das suas logomarcas e conseqüentemente do lucro derivado da sua comercialização.
É necessário evitarmos que a sociedade brasileira não caia num processo de massificação de consumo cultural e possa dispor de mais alternativas para conhecer a diversidade e riqueza cultural que o Brasil possui, e que de um modo geral ainda é pouco conhecida pelo nosso povo.
O projeto CBC permite democratizar os investimentos em cultura para que as cidades que não aparecem no “mapa cultural” do país, possam também ter protagonismo mostrando ao Brasil e ao mundo as suas culturas.Com isso estaremos contribuindo para fortalecer a nossa identidade e diversidade cultural e conseqüentemente a formação do caráter do nosso povo.
O patrimônio cultural , material e imaterial deve ser preservado sob pena de nos transformarmos num povo sem memória.
O projeto CBC há de ser entendido como a oportunidade para que as cidades possam discutir uma tomada de consciência para resgatar e preservar os seus valores coletivos esquecidos.Há de ser também o catalisador que vai provocar a discussão nacional sobre a necessidade de valorizarmos a nossa cultura e a nossa identidade nacional.
A exemplo do que já está sendo feito em outros países, o Brasil decidiu implantar também a sua própria capital cultural nacional, como um elemento de coesão e promoção social.
O objetivo do projeto Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org ), que está sendo implementado no Brasil pela ONG CBC, não é o de provocar uma competição entre as cidades brasileiras para definir quem é a “campeã cultural do Brasil”, aquela que possui maior patrimônio cultural ou a que tem mais recursos e condições para apresentar os melhores espetáculos.
A intenção ao elegermos anualmente uma cidade brasileira a partir do ano 2006 como referente cultural do país, é a de fomentar a integração entre as cidades de todas as regiões, criando novas vias de cooperação e de diálogo através dos intercâmbios na área cultural. Visa também motivar a reflexão e o debate da sociedade brasileira em torno da necessidade de encararmos a cultura como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso país.
Por outro lado, esse projeto tem também o intuito de ampliarmos a discussão para o fato de que os investimentos em cultura no Brasil são cada vez mais centralizadores, definidos basicamente em função dos interesses mercadológicos das grandes corporações as quais concentram, cada vez mais, os seus investimentos culturais nos grandes centros urbanos, esperando com isto um resultado imediatista de imagem positiva das suas logomarcas e conseqüentemente do lucro derivado da sua comercialização.
É necessário evitarmos que a sociedade brasileira não caia num processo de massificação de consumo cultural e possa dispor de mais alternativas para conhecer a diversidade e riqueza cultural que o Brasil possui, e que de um modo geral ainda é pouco conhecida pelo nosso povo.
O projeto CBC permite democratizar os investimentos em cultura para que as cidades que não aparecem no “mapa cultural” do país, possam também ter protagonismo mostrando ao Brasil e ao mundo as suas culturas.Com isso estaremos contribuindo para fortalecer a nossa identidade e diversidade cultural e conseqüentemente a formação do caráter do nosso povo.
O patrimônio cultural , material e imaterial deve ser preservado sob pena de nos transformarmos num povo sem memória.
O projeto CBC há de ser entendido como a oportunidade para que as cidades possam discutir uma tomada de consciência para resgatar e preservar os seus valores coletivos esquecidos.Há de ser também o catalisador que vai provocar a discussão nacional sobre a necessidade de valorizarmos a nossa cultura e a nossa identidade nacional.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352525/visualizar/
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