Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 17:55
Por: Marita Féres Cardillo

    Imprimir


Estão abertas até esta terça-feira - dia 15 de março - as inscrições para a nona edição do Prêmio Embrapa de Reportagem. O tema, desta vez, é pesquisa agropecuária e sanidade animal. Podem concorrer, nas categorias TV, Rádio e Impresso, reportagens veiculadas no período de 1º de abril de 2004 a 15 de março de 2005 por veículo com sede no Brasil. Serão classificados três colocados por categoria. O primeiro colocado de cada categoria receberá prêmio no valor bruto de dez mil reais.

As reportagens podem ser assinadas por um ou mais autores, mas a premiação é por trabalho, ou seja, no caso de equipes, o prêmio deverá ser dividido entre seus integrantes. O limite de participação é de dois trabalhos por autor ou equipe.

Para esta edição do Prêmio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conta com a parceria da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O regulamento do Prêmio Embrapa de Reportagem 2005 foi enviado às redações de TVs, rádios e jornais, à Fenaj e aos sindicatos de jornalistas em todo o País e está disponível também na página da Embrapa na Internet (endereço no final desta matéria). A relação dos premiados, bem como o local, a data e o horário da entrega do Prêmio, serão divulgados entre 12 e 22 de abril.

SAIBA MAIS SOBRE O TEMA:

Questões relacionadas à qualidade e à sanidade dos alimentos têm despertado a atenção de diversos segmentos da sociedade brasileira. Doenças que afetam os diferentes animais e a demanda dos consumidores por alimentos seguros mobilizam pesquisadores preocupados em apresentar soluções tecnológicas, em orientar produtores sobre o uso de técnicas que garantam desejáveis condições sanitárias ou em contribuir para a formulação de políticas públicas. Além da oferta de produtos de qualidade na mesa do consumidor, trata-se de evitar perdas no setor e de manter a competitividade das nossas cadeias de produção animal.

Essas cadeias têm sido responsáveis por bons desempenhos na economia brasileira. As exportações de carne bovina, por exemplo, fecharam 2004 com o resultado recorde de 1.156.700 toneladas, 44,15% superior ao total de 802.215 toneladas exportadas em 2003. A receita ficou em 2,45 bilhões de dólares, quase 1 bilhão de dólares acima do 1,5 bilhão em 2003.

A Argélia nunca havia importado carne do Brasil. Começou a fazê-lo em maio de 2004 e, até dezembro, havia comprado 71 milhões de dólares. Com isso, assumiu o 12° posto no ranking dos maiores importadores. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne - Abiec, para este ano, uma nova aposta será a Malásia.

O setor lácteo conseguiu fechar o ano de 2004 pela primeira vez no Brasil com superávit na sua balança comercial. Em 2004 o País exportou 95,3 milhões de dólares de lácteos e importou 83,9 milhões de dólares. Outro exemplo refere-se às vendas de vacinas contra a febre aftosa, que, em 2004, somaram 348 milhões de doses, volume 5,7% acima das 328 milhões de doses comercializadas em 2003.

Esses dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal. Consulte o regulamento do Prêmio Embrapa de Reportagem 2005 http://www21.sede.embrapa.br/evento/premio2005/regulamento/getView





Fonte: Embrapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352701/visualizar/