Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Março de 2005 às 16:40

    Imprimir


As geleiras do Himalaia estão recuando num dos ritmos mais velozes do mundo graças ao aquecimento global, criando a ameaça de falta d'água para milhões de pessoas na China, na Índia e no Nepal.

Segundo o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), que divulgou ontem estudo sobre o problema, as geleiras estão recuando, em média, de 10 a 15 metros por ano. A situação, no entanto, é mais séria na geleira indiana Gangotri, que está perdendo 23 metros anualmente.

"O derretimento rápido das geleiras do Himalaia deve primeiro aumentar o volume da água nos rios, causando enchentes generalizadas", disse Jennifer Morgan, diretora do programa de mudança climática do WWF. "Mas, em algumas décadas, essa situação vai mudar, e os níveis da água cairão, causando problemas econômicos e ambientais maciços para a população do oeste da China, do Nepal e do norte da Índia."

As geleiras do Himalaia alimentam sete dos maiores rios da Ásia: o Ganges, o Indo, o Brahmaputra, o Salween, o Mekong, o Yangtze e o Huang Ho. O suprimento de água de centenas de milhões de pessoas seria afetado.

O anúncio do WWF foi feito à véspera de uma reunião dos 20 países que mais consomem energia no planeta, em Londres. O problema de derretimento de geleiras parece ser um fenômeno que se repete em outros locais.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352723/visualizar/