Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 12:33

    Imprimir


O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Primavera do Leste, Edgar Consentino, quer promover um Fórum Municipal de desenvolvimento onde serão convidados empresários, comerciantes e industriais para apresentarem propostas visando agregar valores e gerar empregos no município. O evento ainda não tem data para ocorrer, mas o secretário assegura que ele se dará nos próximos dias.

De acordo com Edgar Consentino a realização desse fórum trará oportunidades para que todos troquem idéias e apresentem sugestões que visem o desenvolvimento da cidade. “Temos que diversificar, aproveitar o nosso potencial e agregar valores e para isso temos que fomentar a criação de médias e pequenas empresas que possam explorar o sub-produto”, avalia.

O primeiro passo que a secretaria vem adotando nesse sentido é a necessidade de dotar os distritos industriais I, II e III de infra-estrutura básica como energia e telefonia. O secretário lembra que em alguns casos a capacidade energética disponível nesses distritos é insuficiente e muito mais crítica é a situação da telefonia. “Temos que dar condições para que as empresas que estão nos distritos possam funcionar adequadamente. Também estamos contatando técnicos para avaliar que tipo de investimento é interessante para o município e para isso estamos fazendo um levantamento de dados e estruturando a secretaria”.

O secretário afirma também que a intenção é que o município passe a operar uma usina de álcool e açúcar em Primavera do Leste com a finalidade de produzir o bio-diesel, e ainda aproveitar o bagaço para a produção de energia, utilizando com isso o crédito carbono, usando o vinhoto para adubação de lavouras e o álcool para ser agregado em várias atividades, da mesma o processo de agregar valores deve ser incentivado em outras culturas.

Quanto ao incentivo fiscais oferecidos pelo município como forma de atrair grandes indústrias o secretário acredita que dificilmente grandes empresas migrariam dos locais onde estão estabelecidos para Primavera porque as prefeituras de origem fariam gestões a fim de manter as mesmas lá. “Além disso, as empresas muitas vezes precisam de outro tipo de aporte do que os incentivos fiscais. Temos que promover e incentivar as pessoas da nossa região a montarem pequenas e médias empresas em nossa cidade”, afirma Edgar Consentino.

“Estamos em uma fase de transição e essa gestão nova tem características próprias e metas como procurar acertar o máximo possível e promover o desenvolvimento de Primavera do Leste com a geração de empregos”.

Quanto à competitividade existente entre os municípios para atrair e fixar indústrias o secretário acredita que Primavera do Leste tem inúmeras vantagens se comparado com outras cidades de mesmo porte. “Estamos em um tronco, e temos uma logística geo-econômica privilegiada pois estamos próximo aos grandes centros consumidores do país, e além disso temos uma estrutura montada com hospitais, escolas, creches, universidades, enfim uma estrutura de serviços. O que ocorre é que tudo tem o tempo certo, e tudo o que foi feito em Primavera foi no tempo certo e agora é o tempo de diversificar as atividades produtivas” aposta Edgar Consentino.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352785/visualizar/