Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 11:24
Por: Marilza Figueiredo

    Imprimir


Neste dia 20 de março, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos completa 36 anos de existência. A data recorda a transformação, em 20 de março de 1969, do antigo Departamento de Correios e Telégrafos na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Em Cuiabá, para comemorar a data, os Correios realizarão uma atividade na Praça da República, em frente à Agência Central da ECT/MT, na próxima sexta-feira, dia 18, a partir das 8 horas, onde os empregados com 15 anos, 25 anos e 45 anos de serviços prestados serão premiados/homenageados, e, ainda, contaremos com a apresentação da Banda de Música da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

MAS, A HISTÓRIA DOS CORREIOS NO BRASIL É BEM MAIS ANTIGA.

Comemoramos hoje os 36 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, instituída em 20 de março de 1969, no bojo de uma série de reformas estruturais da Administração Pública Federal, impulsionadas pelos Decretos-Lei n.º 200 e 236, de 25 e 28 de fevereiro de 1967 que criava o Ministério das Comunicações, desmembrado do até então Ministério da Viação e Obras Públicas, e flexibilizava o Código Brasileiro de Comunicações, respectivamente, tendo em vista a necessidade de reorganização do serviço postal em torno de um modelo mais flexível, compatível com as aspirações do setor e as expectativas dos clientes.

Os Correios no Brasil, contudo, não começaram oficialmente pela ECT, nem pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos que a precedeu, mas 342 anos antes. As raízes da instituição do serviço postal em nossas terras remontam ao Regimento Real de 25 de janeiro de 1663, que estendia até aqui a jurisdição do Correio-Mor de Portugal, Luís Gomes da Matta Neto, a partir daquela data também Correio-Mor das Cartas do Mar, e à Provisão de 19 de dezembro desse mesmo ano, nomeando o alferes João Cavaleiro Cardoso para o cargo de assistente do Correio-Mor na Capitania do Rio de Janeiro.

Com a criação da ECT, foi dado início à radical transformação do sistema de encaminhamento de malas postais, passada do transporte ferroviário, em decadência para o rodoviário em expansão. A modernização telemática, prejudicada nos anos iniciais da Empresa pela expectativa de criação de uma empresa de comunicação pelo governo, – a Teletel, que deveria absorver os serviços pertinentes e definir uma política apropriada para o setor, – recuperou o tempo perdido nos anos seguintes.

Para fazer frente aos novos desafios do terceiro milênio, a ECT vem se preparando para assumir uma nova postura como empresa, concentrando seus esforços na adoção de medidas cada vez mais rápidas e ousadas, buscando tornar seus serviços ainda mais modernos e eficientes, ao mesmo tempo em que amplia sua atuação social, como empresa-cidadã, no resgate da cidadania de seus clientes menos favorecidos, o que certamente assegurará a manutenção da credibilidade de que ela desfruta junto à sociedade.

Os nossos Correios têm a idade do Brasil. Oxalá possam, neste novo milênio, estar comemorando mais 500 anos de bons serviços, de eficiência, de credibilidade e de cidadania.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352801/visualizar/