Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 09:31

    Imprimir


As fortes chuvas que assolam a Região Norte de Mato Grosso estão provocando queda de barreiras, bueiros, pontes e várias cidades estão completamente ilhadas a exemplo do município de Novo Mundo, distante (770km) de Cuiabá.

O Rio Braço Norte transbordou e a MT 419 está totalmente interditada nas proximidades da ponte. O alagamento atinge cerca de 1,5 km. “Para atravessar esse trecho somente de barco” salientou Carlos Borre.

O governador Blairo Maggi (PPS) visitou o município de Novo Mundo na semana passada e devido as fortes chuvas, não quis arriscar uma aterrisagem na pista de pouso da cidade. A comitiva pousou a aeronave oficial na cidade de Guarantã do Norte, cerca de 26Km e fez o trajeto de carro. Na ocasião o governador Blairo Maggi, inaugurou a Escola Estadual André Antônio Maggi, com 12 salas de aula e pode constatar as deficiências que ainda existem no setor de infra-estrutura do município e garantiu a liberação de recursos para a conclusão da MT 419, principal via de acesso ao município com a BR 163. “Brevemente essa situação deixará de existir” concluiu Maggi.

O deputado estadual Pedro Satélite (PPS) está orientando o prefeito Nelson Tex a decretar “Estado de Emergência” no município na tentativa de garantir recursos federais para recuperar toda a malha viária deteriorada pelo período chuvoso. “ As prefeituras não dispõe de recursos financeiros para recuperar todos os estragos provocados pelas fortes chuvas nos últimos dias” finalizou Satélite.

Algumas regiões afluentes do Rio Braço Norte estão vivenciando a mesma situação, a exemplo da comunidade Flor da Serra nas proximidades de Matupá, que também registra a mesma calamidade.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Silval Barbosa (PMDB), durante visita aos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte, foi informando oficialmente pelos prefeitos Nelson Tex, Valter Miotto e Cleusely Heller sobre os estragos provocados pelo período chuvoso. O parlamentar garantiu unir forças políticas com a bancada do norte para reivindicar ações imediatas do governo do estado. “A situação é critica” afirmou Barbosa.

O deputado estadual Pedro Satélite (PPS), disse que iria informar a Defesa Civil sobre a situação de calamidade que vive cerca de 5 municípios da Região Norte. O Distrito União do Norte (Peixoto de Azevedo), já registra a falta de medicamentos, alimentos e combustíveis. A MT 322 continua interrompida.





Fonte: Comitê Pró Reg. Fundiária

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352826/visualizar/