Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Março de 2005 às 22:19

    Imprimir


A universidade pública pode não ser tão elitista quanto sempre se propagou. Pesquisa realizada em 47 universidades públicas revelou que a maioria dos estudantes das federais têm renda familiar de até R$ 2.804. Além disso, 46,2% dos alunos cursaram o Ensino Médio, a maior parte ou integralmente, em escola pública. A pesquisa mostra ainda que 60% dos alunos vão às aulas de ônibus.

Realizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), a pesquisa ouviu 33.958 estudantes matriculados no segundo semestre de 2003 e no primeiro semestre de 2004. O levantamento foi consolidado pela professora de Estatística da Universidade de Brasília (UnB), Ana Maria Nogales, para quem os dados mostram a demanda por programas de assistência estudantil, como moradia e alimentação.

A Fonaprace é uma entidade que reúne os responsáveis pela assistência a estudantes das 54 universidades federais do país. Para a coordenadora da Fonaprace, Thérèse Hofmann, os indicadores podem ser úteis para elaboração de políticas de acesso à universidade e permanência dos estudantes nas salas de aula, bem como a conclusão do curso.

Como já se verifica no Ensino Médio, nas universidades as mulheres também são maioria e representam 53,2% dos matriculados. Em relação à cor da pele, dado levantado por auto-declaração, conclui-se que a maioria dos estudantes universitários são brancos, 59,4%.

Na classe "A", com renda familiar mensal superior a R$ 4.648, os estudantes brancos são 74%. Já os alunos que se declararam pretos representam 5,9% do total de estudantes e são 2,1% na classe A. A raça negra, que inclui pretos e pardos, é minoria em todas as classes sociais.

A pesquisa da Fonaprace levantou também o perfil cultural dos estudantes universitários. Mais da metade deles (62,4%) lêem até seis livros por ano. A média de seis livros por ano verificou-se em todas as regiões. O telejornal é a principal fonte de informação dos alunos de graduação das federais, apontado por 51,1% dos entrevistados.

O uso do computador, seja como fonte de pesquisa ou lazer, é cada vez mais comum. Quase 60% dos alunos das universidades federais se sentam à frente do computador para estudar ou apenas navegar na internet.

Outros dados que podem subsidiar políticas públicas dirigidas especificamente aos universitários são: um quarto deles freqüenta os restaurantes universitários, mais de 80% vai regularmente à biblioteca para estudos relacionados ao curso e 44% contribuem para formar o orçamento da família.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352875/visualizar/