Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Março de 2005 às 21:58
Por: Lana Motta

    Imprimir


"Essa festa é nossa! Queremos muito mais destaque dentro da Festa do Pantanal, porque afinal, o Pantanal faz parte do nosso quintal", declarou a Secretária de Turismo de Poconé, Neiva Zeitun, ao abrir os discursos da solenidade de lançamento da XII Festa Internacional do Pantanal, realizada na manhã desta segunda-feira, 14, em Poconé.

A meta do trade turístico local é ter uma participação mais expressiva e mais condizente com a relevante importância de Poconé para o turismo pantaneiro, no evento promovido pelo Governo do Estado em Cuiabá, com apoio do Ministério do Turismo, no período de 31 de março e 3 de abril próximo.

Ausente em algumas edições anteriores ou com participações de pequeno porte, o município demonstrou estar unido e com disposição para se destacar em 2005 no evento e no cenário turístico estadual. O Prefeito de Poconé, Clóvis Damião Martins, respaldou a intenção das lideranças locais, afirmando que a Festa do Pantanal tem grande importância para a cidade. "O turismo vem juntando forças em Poconé. Vamos juntos participar e nos destacar no evento que abre a temporada de turismo no Estado", afirmou.

Representando o Governo do Estado, a Secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, elogiou o propósito, apresentou a proposta da edição 2005 do evento e convidou a todos para se integrarem ao Programa de Regionalização do Turismo que vai investir e divulgar a atividade por região. "Poconé é uma das principais grifes do Pantanal. Já é conhecido e, por isso, não requer esforço e sim estratégia para ser consolidado no Brasil e exterior", considerou a Secretária.

Localizada a 100 quilômetros de Cuiabá, Poconé é também denominada Cidade Rosa. Tem 224 anos de história, tradição e cultura. Suas riquezas se manifestam na grandiosidade dos rios pantaneiros, nas tradições da vida no campo, no artesanato e nas danças folclóricas como a dos Mascarados.

Portal do Pantanal mato-grossense, passagem obrigatória para a Transpantaneira, o primeiro povoado da cidade histórica surgiu, por volta de 1777, com a forte presença do garimpeiro, estimulada pela descoberta de ricos veios auríferos.

Poconé teve ainda participação na guerra do Paraguai e ainda hoje mantém fortes suas crenças religiosas, expressas em festas reconhecidas além das fronteiras do Estado. Entre elas, destacam-se a Festa do Divino Espírito Santo, do Glorioso São Benedito e Festa de Nossa senhora do Carmo. Na festa de São Benedito, a Cavalhada é uma das mais expressivas tradições misturando mitologia, história, cultos e provas hípicas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352878/visualizar/