Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Março de 2005 às 21:50

    Imprimir


Bagdá - Líderes curdos e xiitas iraquianos concordaram nesta segunda-feira em reunir o novo Parlamento do Iraque esta semana mesmo que não consigam acertar os últimos detalhes para selar uma coalizão de governo com maioria de dois terços. Líderes xiitas disseram ter concordado em permitir que a minoria sunita indique o futuro presidente da Assembléia Nacional de 275 membros, que finalmente se reunirá na Quarta-feira.

A Aliança Unida Iraquiana e uma coalizão política curda fecharam na semana passada um acordo para formar uma governo de maioria absoluta que tenha como primeiro-ministro o líder do Partido Islâmico Dawa, Ibrahim al-Jaafari.

Em troca, Jalal Talabani será o primeiro presidente curdo da história do Iraque. "Nós discutimos o rascunho do acordo acertado na última quinta-feira.

Alguns temas foram revisados e essas revisões ainda estão sendo debatidas", disse à The Associated Press, o político Ali al-Dabagh, da Aliança Unida Iraquiana. Ele não revelou quais assuntos estão sendo revisados nem disse quando acredita que um acordo definitivo será alcançado.

No norte do Iraque, homens armados assassinaram Hussam Hilal Sarsam, um cinegrafista curdo do canal via satélite KurdSat, disseram testemunhas que viram o cadáver do profissional de imprensa sendo retirado do palácio do governador de Mossul por soldados iraquianos. Não há detalhes sobre o episódio.

Vinte quilômetros ao sul de Bagdá, a explosão de um carro-bomba por um militante suicida não acertou um comboio militar, mas atingiu um veículo civil e deixou quatro pessoas feridas nesta segunda-feira. A oeste da capital iraquiana, um capitão do Exército iraquiano foi assassinado por desconhecidos quando seguia em seu carro pelo distrito de Abu Ghraib, disse um porta-voz militar.

Domingo, na cidade nortista de Mossul, tropas americanas e iraquianas mataram cinco supostos insurgentes em choques ocorridos na rua. Uma mulher e duas crianças inocentes também foram mortas quando um helicóptero americano abriu fogo "por engano", informou a direção de um hospital local.




Fonte: AE -AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352880/visualizar/