Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Março de 2005 às 06:38

    Imprimir


O terrorista jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi, líder da rede Al-Qaeda no Iraque, estaria planejando ataques contra "objetivos fáceis" nos Estados Unidos, como "salas de cinema, restaurantes e escolas". A informação é da revista Time, citando declarações atribuídas a um ex-colaborador de Zarqawi. Segundo a matéria, al-Zarqawi está convencido de que basta ter dinheiro para entrar ilegalmente em território americano.

De acordo com os agentes de inteligência que interrogaram o ex-colaborador de Zarqawi, o plano da Al-Qaeda era infiltrar militantes nos Estados Unidos via o México, depois de ter obtido vistos em Honduras. Os ataques contra os Estados Unidos já teriam começado se não houvesse "uma escassez de voluntários" suicidas.

As declarações, citadas numa nota enviada às agências de segurança americanas e publicadas no site de Time, acontecem duas semanas depois da confirmação pelos serviços de inteligência americanos de que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, enviou uma mensagem a Zarqawi lhe pedindo que ataque o território dos Estados Unidos.

O assessor de segurança da Casa Branca, Stephen Hadley, evitou comentar o alerta, que teria circulado em relatório restrito na semana passada, mas admitiu haver preocupação com a proximidade entre Zarqawi e o chefe da Al Qaeda.

Segundo Hadley, cinemas, restaurantes e escolas "são o tipo de alvo preferido da Al Qaeda". Ele negou, no entanto, que haja evidências de uma operação específica de Zarqawi.

"Não temos esse informação", disse Hadley neste domingo ao programa "Late Edition", da CNN.

De acordo com Time, as autoridades americanas estão em alerta, principalmente depois de terem sido informadas, na semana passada, de ameaças de atentados contra instalações ferroviárias em Detroit (Michigan) e Los Angeles (Califórnia).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353063/visualizar/