Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 15:44
Por: Ian Simpson

    Imprimir


José Sócrates tomou posse neste sábado como primeiro-ministro de Portugal prometendo manter laços de amizade com os Estados Unidos apesar de ter nomeado um ministro das Relações Exteriores que comparou o presidente George W.Bush a Adolf Hitler.

Ressaltando seu compromisso com uma União Européia fortalecida, o líder socialista também disse que promoverá um referendo sobre a constituição da UE em dezembro deste ano.

Sócrates, que tirou do poder um governo social-democrata em eleições no mês passado, provocou preocupações na semana passada ao nomear o professor de direito Diogo Freitas do Amaral seu ministro das Relações Exteriores.

Um crítico, ao lado de Sócrates, da invasão dos Estados Unidos no Iraque em 2003, Freitas do Amaral já comparou Bush a Hitler e a outros ditadores pelo fato de ter posto a soberania nacional acima da lei internacional.

Ao abordar as relações com Washington, Sócrates disse que os laços de Portugal com a Europa coexistem com seu "chamado como nação do Atlântico".

O governo "vai assegurar a presença ativa e comprometida de Portugal na NATO e a continuação e aprofundamento das nossas relações recíprocas de amizade e de cooperação com os Estados Unidos da América", afirmou após tomar posse.

Sócrates conversou com Bush no dia 4 de março pouco depois de nomear seu gabinete e o assegurou da cooperação de Portugal com Washington, relatou o jornal Expresso neste sábado.

O então primeiro-ministro José Manuel Barroso apoiou a invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003 e enviou uma pequena força policial ao país. Ele também hospedou uma cúpula pré guerra entre Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair em uma base aérea norte-americana no arquipélago de Açores.

Sócrates, um ex-ministro de Meio-Ambiente de 47 anos, disse que a firme vitória do seu partido significa que seu governo está fortalecido para pôr em prática seu programa para alavancar a economia por meio de treinamento tecnológico e investimento.

Os socialistas ganharam 121 dos 230 assentos no parlamento. Este é o quarto governo de Portugal em três anos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353251/visualizar/