Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 15:27

    Imprimir


Milhares de pessoas visitaram desde sua inauguraçao na sexta-feira o "Bosque dos Ausentes", construído em Madri para lembrar as vítimas dos atentados de 11 de março de 2004. "Nao pude evitar vir lembrar os mortos e agora que estou aqui nao posso conter as lágrimas ao lembrar tanta tragédia", explicava um homem que percorria hoje, sábado, o monumento, instalado no parque do Retiro, em pleno coraçao da capital da Espanha.

Desde que o local foi aberto ao público, na manha da sexta-feira, várias pessoas foram depositar flores, velas e mensagens.

"O que mais me impressionou é o silencio daqui, apesar da grande quantidade de pessoas", dizia uma mulher que fazia fila hoje para depositar flores.

Neste local triste e silencioso, um jovem estudante afirmava também que "todos os cidadaos temos em algum momento que vir aqui porque é a única forma de lembrar algo que nao deve voltar a acontecer".

O "Bosque dos Ausentes" é composto por 192 ciprestes e oliveiras, alinhados num morro artificial que foi criado num canto do parque, onde também foram instalados alguns lagos.

As árvores lembram os 192 mortos nos atentados contra quatro trens ocorridos há um ano em Madri, em que ficaram feridas 1.500 pessoas.

O monumento foi idealizado no mes passado de maio e instalado provisoriamente em frente à estaçao de Atocha, uma das atingidas pelos atentados, onde explodiram dois dos quatro trens atacados por terroristas islamitas.

Embora as árvores nao tenham os nomes das vítimas, muitos de seus parentes já depositaram junto a alguma delas fotografias ou textos relacionados a algum dos desaparecidos.

Na entrada do local há uma coroa de flores depositada pelo Rei da Espanha e ontem à noite, junto a ela, foi colocada outra coroa por um grupo de equatorianos para lembrar as vítimas nascidas no país.

Além do "Bosque dos Ausentes", outros locais que sao visitados pelos madrilenos sao as estaçoes de Atocha e de Santa Eugenia e El Pozo, onde explodiram os outros dois trens.

Nestes locais, onde ontem foram realizados atos oficiais em memória das vítimas, foram instalados também pequenos altares com mensagens, flores e velas depositadas por moradores da regiao e turistas.

"Este bairro nunca mais será o mesmo, há pessoas cujas casas tem vista para a estaçao e que, desde que ocorreram os atentados, nao querem subir as persianas de suas janelas para nao ve-la", lamentava uma das vizinhas de Santa Eugenia ao depositar um ramo de rosas nos trilhos do trem.

Enquanto acende uma vela na plataforma da estaçao de El Pozo, outra jovem conta que a tragédia fez com que os usuários dos trens de Madri nao possam "nunca mais viajar tranqüilos".

Além dessas amostras de luto, os jornais espanhóis dao ampla cobertura ao aniversário de um ano dos atentados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353256/visualizar/